“Preciso de Anápolis para a minha governabilidade”. Com essas palavras, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância do Município para a sua gestão frente ao Governo de Goiás.
Caiado concedeu entrevista coletiva à imprensa na noite desta quinta-feira, 16/12, após participar e ser homenageado na entrega da Comenda Henrique Santillo, a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo anapolino.
O governador, aliás, começou a entrevista falando sobre a honraria recebida que leva o nome do ex-prefeito, ex-governador, ex-ministro da Saúde, Henrique Santillo.
“Uma pessoa que dignificou a política em Goiás, fazendo a defesa da dignidade e da saúde”, ressaltou, lembrando que Santillo- quando governador, enfrentou a crise do césio 137, um dos maiores desastres radioativos ocorridos no mundo.
“Santillo enfrentou o césio e eu a pandemia e em nenhum momento nós nos acovardamos”,
disse Caiado, pontuando que Henrique Santillo, também médico, fez jus ao juramento de Hipócrates (pai da medicina) ao valorizar a saúde e a vida.
Equilíbrio Fiscal
Na entrevista, o governador fez um breve balanço da gestão e destacou que Goiás recebeu reconhecimento por parte do Ministério da Economia pelo ajuste fiscal. O Estado foi o único a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF).
Personalidades recebem Comenda Henrique Santillo
Segundo ele, com o ajuste nas contas, o Estado recuperou a capacidade de investimentos, porque, até então- pontuou- a maior parte dos recursos era destinada para o pagamento de dívidas.
Além de recuperar a capacidade de investimentos públicos, observou Caiado, o ajuste fiscal garante que o Estado promova progressões salariais e concursos em diversas áreas da Administração.
“Temos hoje investimentos em todas as áreas”, comemorou o governador, assinalando que mesmo em meio à crise da pandemia, o PIB de Goiás cresceu 2,2%, acima do crescimento nacional que foi de 1,4%.
Anápolis
Sobre as ações de governo em Anápolis, Caiado frisou que “o governo está presente em quase tudo aqui”, citando investimentos de cerca de R$ 63 milhões na área da educação; investimentos e parcerias com o Município na área da saúde; ampliação do Distrito Agro Industrial; recuperação de rodovias estaduais que cortam o Município.
Além disso, citou também a recuperação do Córrego Extrema e da pista do Aeroporto, além de programas na área de moradia popular.