VERSÃO FLIP
quinta-feira, 16 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 16 de outubro, 2025
Contexto

Câmara deve garantir governabilidade à gestão de Márcio Corrêa em Anápolis

de Claudius Brito
7 de fevereiro de 2025
em Legislativo
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Câmara Municipal de Anápolis

Câmara Municipal de Anápolis

Ainda não é bem claro o tamanho da base do prefeito Márcio Corrêa na Câmara Municipal. Mas, é líquido e certo que o apoio dos vereadores é o suficiente para garantir a governabilidade da gestão.

Na abertura dos trabalhos de 2025 da 20ª legislatura, o prefeito Márcio Corrêa compareceu ao Poder Legislativo, numa demonstração de que quer colocar o seu mandato mais próximo do mandato dos vereadores.

Alinhamento não significa subserviência e a base desse relacionamento deve se pautar na harmonia entre os poderes.

Claro que oposição ele deve ter e ela é, inclusive, fundamental dentro do processo democrático, até mesmo para dar ao governante uma noção do seu trabalho sob outro ponto de vista, sob outra interpretação.

Na história do Legislativo anapolino, pelo menos até onde se tem conhecimento, sempre houve oposição. No governo de Wolney Martins, em meados da década de 1980, havia um embate forte entre oposição e situação na Câmara Municipal. Muitas vezes, até, com princípios de embates físicos.

Claro que esse tipo de embate, no corpo a corpo, não é o que se revela seja para oposição, seja para situação. Mas o debate, a divergência e até o calor das discussões, fazem parte do jogo político.

Cassação e intervenção

Mas, ainda voltando um pouco ao passado, foi a oposição também que decretou a cassação do então prefeito Ernani de Paula. Ainda hoje, há controvérsia se na época, os fatos elencados pela Comissão Especial de Investigação (CEI) eram suficientes e contundentes a ponto de se chegar a essa medida extremada ou se teve peso maior a decisão política.

Seja como for, a cassação ocorreu e foi o primeiro episódio envolvendo a cassação de um gestor do município, resultando também numa intervenção do Estado, que nomeou para mandato tampão um interventor: Alcides Rodrigues Filho.

Após a intervenção, Pedro Sahium foi eleito prefeito e teve uma oposição aguerrida, mas não tanto quanto as de seus sucessores.

Nas administrações mais recentes: de Antônio Gomide, João Gomes e Roberto Naves houve também oposição, porém, menos forte. Em todo caso, oposição é oposição.

Agora, na gestão Márcio Corrêa, a tendência segue de se ter uma maioria para a governabilidade e a oposição necessária.

E, oposição que se preza, nunca vai deixar de lado o interesse maior que é a população representada. Isso é maior do que partido, do que ideologia.

A administração está só começando e a Câmara Municipal, através dos seus 23 vereadores legitimamente escolhido nas urnas, têm muitos desafios pela frente e o que se espera é que a maturidade política se sobressaia e, com isso, a cidade é quem tem a ganhar.

Leia também: Senador anuncia “pacote de bondades” de cerca de R$ 50 milhões em Anápolis

Foto oficial da sessão de abertura dos trabalho de 2025 no Legislativo anapolino

Rótulos: capa

Mais Artigos

Deputado Gustavo Gayer

Título de Cidadania ao deputado Gustavo Gayer volta à pauta na Câmara

de Claudius Brito
7 de outubro de 2025
0

Um dia depois de ser mandado para o arquivo, devido à falta de quórum qualificado à sua aprovação, o Projeto...

Lançamento de frente parlamentar na Câmara Municipal de Anápolis

Câmara Municipal cria Frente Parlamentar de Fiscalização de Fiação

de Claudius Brito
23 de setembro de 2025
0

Uma concorrida reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (23/03), na Câmara Municipal, marcou o lançamento da Frente Parlamentar de Fiscalização...

Luzimar Silva e Elias do Nana- Câmara Municipal de Anápolis

Vereadores trocam acusações sobre dívidas de chope em novo bate-boca na Câmara

de Claudius Brito
16 de setembro de 2025
0

Na manhã desta terça-feira (16/9), a Câmara Municipal de Anápolis teve mais uma sessão ordinária. Não teve muitos projetos na...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • A operação, iniciada às 8h30 em frente ao Terminal Rodoviário, reuniu 35 policiais militares e 15 servidores da SEFAZ para fiscalizar documentos veiculares. Foto: Vander Lúcio Barbosa

    Blitz surpreende motoristas em operação fazendária em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Se você fosse o demônio…

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Meninos trocados na maternidade em Goiás voltam aos pais biológicos após quase 4 anos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ex-Miss Goiás é cortada da seleção da Victoria’s Secret por conteúdo 18+

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • É hoje! Dia das Crianças com programação especial em Anápolis!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui