Movimentação política à vista. Na próxima segunda-feira (2), a Câmara Municipal retoma 100% as suas atividades, pós-recesso parlamentar, com a retomada das sessões ordinárias em plenário.
Os trabalhos, como é de praxe, se iniciam a partir das 9h30, sob a condução da Mesa Diretora, presidida pela vereadora Andreia Rezende, que inicia o segundo ano de sua gestão na Casa. Ela que, aliás, é a primeira mulher a presidir o parlamento anapolino.
Nesta quinta-feira (29), o sistema de protocolo da Câmara Municipal já registrava o ingresso de 35 proposituras, sendo 19 indicações, 9 requerimentos e 7 moções. Mas, até segunda-feira, a expectativa é que esse número evolua, inclusive, com a entrada de projetos de leis no sistema.
Nesse ano de 2026, o Legislativo anapolino terá desafios importantes, entre eles, os debates e a votação do projeto do Plano Diretor Participativo. As discussões começaram no ano passado, a partir de uma comissão especial que foi instituída para acolher sugestões e fazer o acompanhamento da proposta, cuja competência é do Poder Executivo.
Mas é na Câmara Municipal que ocorrerá a sua votação, inclusive, com possibilidade de emendas no texto.
Nesse ano, que é ano de eleições gerais, também é prevista uma movimentação política um pouco mais intensa. Ainda não se tem, de momento, uma definição dos vereadores para buscar eleições para os cargos em disputa, entre eles, os de deputado (a) estadual e federal.
Mas, independente de colocação de nomes, os vereadores estarão politicamente atuantes em campanhas que estarão colocadas no cenário regional e até nacional.
Recesso
Durante o recesso, a Câmara Municipal não deixou de funcionar. As atividades que não estavam acontecendo era as reuniões de comissões e as sessões ordinárias. Essas atividades, agora, voltam a acontecer.
As sessões ordinárias acontecem nas três primeiras semanas cheia de cada mês. As reuniões de comissões ocorrem quase que diariamente, já que são 13 delas atuando em áreas diferentes para fazer a análise de projetos, antes da votação em plenário.
Vale lembrar que as pessoas interessadas em acompanhar as sessões da Câmara Municipal podem fazer de forma presencial ou através do Canal da TV Câmara no YouTube e no Instagram.
Leia também: Legislativo e representação da indústria articulam ação para os 50 anos do DAIA




