Câmara e pré-candidatos
O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Domingos Paula (PDT), anunciou nesta sexta-feira, 19/04, que a casa estará recebendo a partir da semana que vem, os pré-candidatos à Prefeitura de Anápolis, que queiram dialogar com os vereadores e pessoas interessadas.
A intenção é que cada semana haja uma rodada de debater. Além disso, Dominguinhos também informou que nas reuniões os pré-candidatos vão receber uma cópia da Lei de Diretrizes Orçamentária de 2025, que está em fase de tramitação no Legislativo e é uma das peças que compõem o orçamento do ano que vem, quando a cidade terá novo representante no Poder Executivo.
A primeira reunião já deve ocorrer na próxima quarta-feira, às 9 horas, na sala da presidência, com os pré-candidatos do PSD Kim Abrahão, Jader Melo e João Gomes.
Cada partido ou federação terá um dia nessa agenda de debate para o seu candidato ou candidatos, caso haja mais de um, como no caso do PSD.
Conselho de Ética
Finalmente, teve desfecho a montagem da nova composição do Conselho de Ética da Câmara Municipal.
Numa primeira chamada, o presidente da Câmara Municipal, Dominguinhos do Cedro (PDT) não teve nenhum de seus pares manifestação de participar do colegiado. Ele, então, avisou que iria usar o regimento e indicaria os nomes.
Num segundo momento, entretanto, Wederson Lopes (UB), Jean Carlos (PL), Luzimar Silva (PP) e Cabo Fred Caixeta (PRTB) se ofereceram para compor o grupo e, depois, o MDB indicou o vereador Leandro Ribeiro (foto), para completar as cinco vagas de titulares.
Em plenário, os membros do Conselho, a pedido do presidente, deliberaram sobre a escola do presidente e do vice, funções que passam a ser ocupadas pelos vereadores Leandro Ribeiro e Cabo Fred Caixeta, respectivamente.
Em silêncio
Depois do barulho, o silêncio. Partidos e pré-candidatos deixaram para trás a agitação ocorrida com a janela partidária e o fim do prazo de filiação para quem vai disputar eleição em outubro desse ano. Agora, a lei é a do silêncio.
Não para todos, porque nos bastidores os ruídos agora são por conta das articulações de apoio, alianças e montagem de chapas- majoritária e proporcional. Essa etapa do processo requer menos barulho por questões de estratégia.
Leia também: “Caminho certo”, diz Gomide sobre disputar pela quarta vez a Prefeitura de Anápolis
Então, tem muita conversa e muito bastidor para rolar até nas convenções partidárias, quando, efetivamente, serão conhecidos os candidatos que vão disputar os votos dos eleitores anapolinos. Uma coisa é certa: eleição em Anápolis é sempre uma eleição muito disputada.
Encontro 23
O Cidadania realizou, em Anápolis, um encontro regional, com várias de suas lideranças para debater os rumos da agremiação nas eleições de outubro próximo. O presidente estadual, o empresário anapolino Michel Roriz, recepcionou, neste encontro, o presidente nacional, Comte Bittencourt.
O evento aconteceu na Câmara Federal. Por lá também estiveram lideranças do PSDB, partido que está federado com no Cidadania.
A formatação das chapas majoritária e proporcional em Anápolis, esteve em pauta.
A postos
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) deve subir no palanque de Eerizânia Freitas, caso as convenções do partido confirmem o nome dela para disputar a Prefeitura de Anápolis. Caiado deixou isso claro quando esteve na cidade para o evento do Daia 5.0.
Da mesma forma, ele sinalizou que poderá subir no palanque de Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, nome colocado pelo UB para disputar a prefeitura de Goiânia. Caiado mira ser candidato à presidência da República, em 2026.
Para isso, além de ter que buscar muito apoio fora de Goiás, ele precisa ter uma base bem sólida no estado, com os prefeitos que serão eleitos em outubro.
Católicos e evangélicos
Virou quase uma tradição nas eleições de Anápolis, os candidatos comporem chapa para a disputa majoritária, ou seja, de prefeito, com um representante do segmento católico e outro do segmento evangélico. Não necessariamente nessa ordem.
Não é algo que está escrito; não é algo que está na lei. É um entendimento de que, dessa forma, teoricamente, se atingiria eleitores dos maiores grupos religiosos da cidade. Falta perguntar para o eleitor, se esse é também o seu entendimento.
Contudo, tem sido assim há vários pleitos e acabou virando uma estratégia, muito embora reza o ditado popular de que “política e religião não se misturam”.
Como diz o mestre Nilton Pereira: “Tem coisas que acontecem em Anápolis, que só acontecem em Anápolis!”
Conselhos Tutelares
A Assembleia Legislativa sediou na última quarta-feira, 17, o curso de Capacitação dos Conselheiros Tutelares, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e várias autoridades.
Durante o evento, foi anunciado que, em breve, os conselheiros tutelares dos 246 municípios goianos poderão contar com o atendimento oferecido pelo Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde).
Trata-se de uma antiga reivindicação dos conselheiros tutelares. No evento, o governador, a primeira-dama e o presidente da Alego, Bruno Peixoto, pousaram para foto com um cartaz de reivindicação.
Comida em aeroporto
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as administrações de aeroportos a impedirem aumentos de preços dos serviços de alimentação dentro das áreas aeroportuárias que resultem em valores muito acima dos mesmos serviços em outras áreas da região metropolitana onde se localizam os aeroportos.
O projeto, caso seja convertido em lei, exigirá que o concessionário [empresa que administra o aeroporto] negocie as condições de locação com as empresas que fornecem alimentos nos aeroportos a fim de fixar preços compatíveis com a realidade praticada em locais similares.
Desse acerto, certamente resultará a redução dos preços dos produtos alimentícios.
- Leandro Ribeiro, agora no MDB, pode ficar num impasse, caso não seja indicado para compor chapa, como vice, com Márcio Corrêa, pré-candidato do PL.
- Há pessoas de seu grupo que querem que ele reveja a situação de não se candidatar à reeleição, caso não seja vice. O problema é que, se voltar, a situação se complica no MDB, que já tem três mandatários (vereadores), disputando a reeleição: Seliane da SOS, Trícia Barreto e José Fernandes.
- A vereadora Cleide Hilário (Republicanos) ocupou a tribuna para destacar o sucesso do evento Mulheres Notáveis, realizado pela Câmara de Anápolis na noite de terça-feira (16/04), através do qual se homenageou aquelas que estão na “invisibilidade”, mas que prestam um grande trabalho para a sociedade.
- Você sabe conferir se o seu título de eleitor está regular? A operação é bem simples. Basta entrar no site do TSE e ir até a aba “Serviços. Nela, clique na opção “Situação Eleitoral”. Logo após, é só informar o CPF e pronto! Você acaba de descobrir como está a situação do seu título de eleitor.
- A gestão do prefeito Roberto Naves tem buscado aproximação maior com o DAIA (Distrito Agro Industrial de Anápolis). Isso ficou bem evidenciado no apoio que foi dado no processo de regularização do polo fabril.
- E o município deve, também, aumentar sua participação, colaborando com melhorias na parte de infraestrutura. O que é bom, pois o DAIA é uma parte muito importante no contexto do desenvolvimento da cidade.