Nesta primeira segunda-feira (5) de 2026, a Câmara Municipal de Anápolis retomou o funcionamento dos seus departamentos administrativos e grande parte dos gabinetes dos vereadores.
A Casa de Leis, entretanto, ainda está no período do recesso parlamentar, quando não ocorrem as sessões ordinárias em plenário para debates e votação de matérias.
As sessões ordinárias voltarão a ocorrer a partir de 2 de fevereiro próximo. Até lá, não se descarta a possibilidade de ocorrer sessões extraordinárias, conforme as regras de convocação previstas no Regimento Interno. As sessões extras não são remuneradas.
Várias proposituras de 2025, inclusive, aguardam trâmites de votação. No ano passado, segundo consta no site do Legislativo, foram apresentadas 4.963 proposituras.
O que inclui projetos de leis ordinárias e complementares; projetos de decreto legislativo, projetos de resolução, requerimentos, indicações, moções e vetos.
Plano Diretor
Neste ano, segundo a presidente da Mesa Diretora, vereadora Andreia Rezende (Avante), um dos projetos mais importantes que vai ser debatido e votado na casa é o que trata da revisão do Plano Diretor de Anápolis.
Em dezembro, a comissão encarregada de colher sugestões entre os vereadores para o plano entregou as propostas para o Núcleo do Plano Diretor Participativo, que é o órgão, na Prefeitura, que estará à frente da condução do processo de elaboração da nova legislação que revisará o Plano Diretor para até o ano de 2036.
Leia também: Clima mais ameno e chuva durante primeira semana “útil” de janeiro



