A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, neste sábado, 19. Este ano, o Ministério da Saúde adotou o seguinte slogan para a campanha: “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”.
Segundo informa a Semusa, mesmo as crianças que tomaram a vacina na campanha do mês de junho/2009 ou que esteja com o cartão de vacina completo, deverão tomar novamente, por isso pais e responsáveis devem levar as crianças ao posto de vacinação mais próximo de sua casa.
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e é também oferecida durante as campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que os menores de cinco anos de idade tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Esses reforços são importantes porque a poliomielite é transmitida por três tipos de vírus. Se a criança não desenvolveu a imunidade com relação a um deles, com as várias doses, ela tem oportunidade de se proteger.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina. Esse resultado é uma conseqüência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980.
Covid-19 ainda tem dados de casos e óbitos em Anápolis. Não acabou!
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretava a pandemia do coronavírus. De lá para...