Um momento emocionante e especial ocorreu nos corredores do Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova, Minas Gerais. O paciente Breno Soares de Paula, de 34 anos, luta contra o câncer e reencontrou seu fiel amigo, o cachorro Lião, após mais de 20 dias separados.
A Luta de Breno contra o Câncer
Breno recebeu o diagnóstico de câncer no mediastino, com suspeita de linfoma de Hodgkin, e está internado desde o final de setembro. O reencontro com Lião, na quarta-feira (23), trouxe uma alegria contagiante. O pet ficou tão feliz em ver o tutor que pulou de alegria, emocionando todos ao redor. “Isso foi muito importante para mim, porque já tinha mais de 15 dias que eu estava aqui e poderia ficar mais 20 ou até mais longe dele. A gente que tem [um pet] sabe a importância disso. Realmente o amor deles também cura”, declarou Breno.
Leia também: Sobrinho do diretor global, João Rebello, o ex-ator mirim, foi executado na Bahia
A Importância do Projeto de Lei para Visitas de Animais
O Hospital Arnaldo Gavazza explicou que a visita de Lião foi possível devido a um Projeto de Lei que permite a entrada de animais de estimação de pequeno porte em hospitais e estabelecimentos de saúde. Portanto, o HAG elaborou um protocolo para que essas visitas possam acontecer na instituição. Além disso, o hospital ressaltou que nem todos os pacientes têm a possibilidade de receber o animal de estimação.
Segurança em Primeiro Lugar
A médica Lara Ribeiro, coordenadora do serviço de controle de infecção relacionada à assistência à saúde, destacou que uma equipe multidisciplinar discutiu o caso de Breno e a segurança do tutor antes de liberar a entrada de Lião no hospital. Essa iniciativa não apenas proporciona conforto emocional, mas também reforça a importância do vínculo entre os pacientes e seus animais. Assim, o hospital promove um ambiente mais acolhedor durante o tratamento.