A Capelania é uma expressão viva da identidade confessional da instituição e cumpre um papel fundamental na promoção do bem-estar espiritual, emocional e comunitário

“Estar presente, ouvir, acolher e orar com alguém em momentos de alegria ou dor é um dos maiores privilégios que temos.” A fala do Pr. Heliel Carvalho, coordenador da Capelania, serviço vinculado à Associação Educativa Evangélica (AEE), sintetiza o espírito desse trabalho que, mais do que religioso, é profundamente espiritual e humano.
A Capelania é uma expressão viva da identidade confessional da instituição e cumpre um papel fundamental na promoção do bem-estar espiritual, emocional e comunitário. Presente desde a criação da Associação Educativa Evangélica, no início do século passado, ela é uma herança dos valores que norteiam a UniEVANGÉLICA e todas as mantidas da AEE: servir com excelência, integrando conhecimento, fé e compromisso ético.
Ao longo de 2024, as ações da Capelania impactaram diretamente 129.205 pessoas – um público formado por estudantes, docentes, colaboradores e técnicos administrativos. São atividades como os encontros semanais de reflexão espiritual, atendimentos individuais, rodas de apoio, palestras, apoio aos departamentos como RH e, mais recentemente, a formação de uma rede de professores na Integração da Fé e Aprendizagem: educadores dispostos a contribuir com o cuidado espiritual de suas turmas.
“O que fazemos é mais do que oferecer apoio espiritual. É criar espaços seguros de escuta, diálogo e crescimento. Em tempos tão desafiadores, isso é essencial”, afirma o pastor Heliel.
A Capelania atua em consonância com a proposta institucional da UniEVANGÉLICA de educar com propósito. Em um ambiente de ensino superior, onde cobranças, dúvidas e pressões podem afetar significativamente a saúde mental e emocional, o suporte oferecido pelo capelão e sua equipe se mostra essencial para fortalecer a convivência, os vínculos e a própria experiência universitária com significado e propósito.
Mais do que oferecer acolhimento passivo, a Capelania Universitária atua de forma proativa na formação e no fortalecimento de pessoas comprometidas com a transformação do ambiente em que vivem. Com presença nas diversas mantidas da AEE, o trabalho é conduzido por uma equipe multidisciplinar e se desdobra em dezenas de programas e atividades.
No campo dos encontros devocionais e da vivência espiritual, a Capelania promove devocionais setoriais com colaboradores, realiza momentos devocionais com alunos em áreas externas da universidade e está presente em eventos institucionais como formaturas e congressos. Também realiza, semestralmente, o programa Começando Bem, voltado à reflexão e acolhimento no início de cada período letivo.
Outro pilar importante é o aconselhamento, que contempla o atendimento espiritual, emocional e prático a toda a comunidade acadêmica, além de visitas hospitalares, domiciliares e acompanhamento em momentos delicados, como velórios.
A formação de líderes e o fortalecimento dos pequenos grupos também fazem parte das ações da Capelania, que oferece apoio e capacitação contínua para estudantes que desejam atuar em iniciativas de cuidado e espiritualidade dentro da universidade.
Entre os programas e eventos institucionais, destacam-se o ComVocAção, com palestras inspiradoras; o Encontro Integração Fé e Aprendizagem, voltado a professores; o Congresso Internacional Integração Fé e Aprendizagem; o Aviva-nos, dia de oração na universidade; além da participação ativa no Movimento de Oração Universitária, de caráter nacional, e da realização de acampamentos universitários e encontros de capelães.
As expressões culturais e artísticas também ocupam espaço na programação da Capelania, com o projeto Música no Campus, o Coral UniApi (formado por colaboradores e alunos), a banda universitária Verbos Band e a produção de lives temáticas, como a campanha “Setembro: A Vida é +”, voltada à valorização da vida.
Na área de missões e extensão, a Capelania mantém parceria com o programa UniMissões e desenvolve projetos missionários em regiões como o sertão da Bahia, promovendo experiências transformadoras e de serviço à comunidade.
A integração institucional e o cuidado com as relações interpessoais também fazem parte da rotina, com celebrações de aniversariantes, recepção de novos colaboradores, participação em processos seletivos de docentes e coordenação da disciplina Cidadania, Ética e Espiritualidade.
Projetos educacionais e sociais ampliam o alcance do trabalho da Capelania, com iniciativas como o grupo de fomento Fé e Psicologia, o grupo UNIAPI (que oferece apoio a idosos), o projeto Leia Comigo (que une leitura e espiritualidade), além da entrega de cestas básicas e Bíblias e da coordenação do Centro de Documentação Histórica (CEDOCH), que preserva e valoriza a memória da instituição.
A presença digital também é estratégica, com atuação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), um perfil ativo no Instagram — que alcança cerca de 100 mil pessoas por ano — e a produção de podcasts e programas de rádio.
Além disso, a Capelania representa a AEE em palestras e eventos nacionais e internacionais, participa de congressos e visitas institucionais a centros de referência, como o Instituto Answers in Genesis e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também se dedica à produção editorial, com a edição de livros devocionais e obras voltadas à história missionária.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.