Documento terá validade nacional e prevê descontos e vantagens para a categoria docente.
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a entrega da Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) começará em outubro, mês em que se comemora o Dia do Professor. O projeto de lei que cria o documento (PL 41/2025) foi aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados no último dia 19 e aguarda sanção presidencial, prevista para ocorrer em 15 de outubro.
Benefícios garantidos
A carteira será emitida pelo Ministério da Educação (MEC) e concederá aos professores benefícios como descontos em eventos culturais, incluindo cinema, teatro e shows. Além disso, todos os profissionais receberão um cartão de crédito sem anuidade, associado à Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Outra vantagem destacada inclui um desconto exclusivo de 15% nas tarifas de hotéis, com base em parceria firmada entre o MEC e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Cadastro docente
O documento estará disponível para professores da rede pública e privada, nas esferas federal, estadual e municipal. Para obter o benefício, é necessário realizar cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando o CPF e os dados registrados na plataforma Gov.br. As informações serão verificadas por sistemas oficiais. Estados e municípios deverão colaborar para a atualização da base de dados.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.