Nova fase do programa oferece medidas para inibir roubos e furtos de celulares em todo o país
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Anatel lançaram, nesta segunda-feira (7), a nova fase do programa Celular Seguro. A iniciativa visa combater o roubo e furto de celulares em todo o território nacional. Agora, os usuários contam com duas opções de segurança: o Bloqueio Total e o Modo Recuperação.
Bloqueio Total
Considerada a medida mais rigorosa, o Bloqueio Total desativa completamente a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do celular – número único que identifica o dispositivo, similar a um CPF.
Ao ter o IMEI bloqueado, o celular se torna inutilizável, mesmo que o chip seja trocado. Com isso, o aparelho perde valor no mercado ilegal, ajudando a desestimular crimes. No entanto, se o dono recuperar o dispositivo, precisará seguir um processo burocrático para desbloqueá-lo.
Modo Recuperação
Essa opção bloqueia a linha telefônica e as contas vinculadas, mas sem desativar o IMEI. O número do aparelho entra em uma lista de restrição. Caso alguém tente ativar uma nova linha nesse dispositivo, receberá uma mensagem automática pelo WhatsApp solicitando que o leve à delegacia mais próxima.
O Modo Recuperação permite que, se o aparelho for reencontrado, ele possa ser reutilizado com a simples instalação de um novo chip. É especialmente indicado para casos de perda ou extravio.
Como escolher?
Se não houver expectativa de reaver o aparelho, o Bloqueio Total é a opção mais segura, pois impede o uso definitivo do celular. Já o Modo Recuperação é ideal quando há chance de localizar o dispositivo. Além de possibilitar o reuso rápido, ele também colabora com as autoridades, já que o sistema envia mensagens de alerta ao novo usuário e ao MJSP.
Mensagem automática
O envio de mensagens automáticas via WhatsApp já começou. A partir desta segunda-feira, qualquer tentativa de ativar uma linha em aparelhos com restrição gera uma notificação solicitando a devolução à Polícia Civil.
Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel, afirmou que o novo modo aumenta as chances de recuperação do aparelho e pode colaborar com a redução dos crimes. Segundo ele, a medida “beneficia toda a população brasileira, independentemente da classe social”.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do programa Celular Seguro.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.