Falando em caldeirão, o da política anda quente em Anápolis, após o prefeito Roberto Naves dar pistas da “chapa dos sonhos”. O presidente da Câmara, Domingos Paula anuncia ida para o PDT. Na Câmara, vereador Suender tem unanimidade a protesto sobre fala de Lula. E, no domingo, tem ato de Bolsonaro, sob questionamentos.
Chapa dos Sonhos

No programa Papo de Garagem, o prefeito Roberto Naves (Republicanos) deu uma pista sobre aquela que seria a “chapa dos sonhos”, uma composição trazendo Márcio Cândido (PSD) e Leandro Ribeiro (PP). De fato, seria uma chapa forte, com dois nomes fortes dentro da base e nomes que também estão na órbita do governador Ronaldo Caiado (UB).
O “X” da questão é que ambos têm o mesmo projeto político, ou seja, liderar chapa majoritária na disputa da Prefeitura de Anápolis.
Essa “chapa dos sonhos” também teria de estar bem amarrada pelos partidos de ambos e, pelo menos de momento, ainda há indefinição sobre a filiação de Márcio Cândido, se ele permanece no PSD ou se vai mudar de partido. Mas, a ideia foi colocada em jogo.
Agora, resta saber se ele vai adiante. Certamente, conversas vão rolar.
Migração para o PDT

O presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula (PV) sinalizou que deve mudar de legenda e já até confirmou isso por meio das redes sociais. Na janela partidária, Dominguinhos deve migrar para o PDT, a convite do casal de deputados George e Flávia Morais, que comandam a legenda no estado.
No anúncio, pelas redes sociais, também estava o ex-vereador Teles Júnior. O presidente da Câmara irá comandar o Diretório Municipal e, segundo ele mesmo mencionou, a expectativa é fazer de duas a três cadeiras.
Leia ainda: Dívidas do IPTU chegam quase na casa de R$ 400 milhões em Anápolis
O PDT já havia anunciado a filiação do ex-prefeito, Pedro Sahium, colocando-o como pré-candidato à sucessão municipal. Domingos já declarou que seu candidato seria Leandro Ribeiro (PP).
É o xadrez político.
Ato de Bolsonaro

O PT, através do Diretório do partido em São Paulo, ingressou uma representação no Ministério Público para pedir medidas de prevenção e investigação acerca da manifestação em torno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está prevista para acontecer no próximo domingo, dia 25/2, na capital paulista.
A prevenção mencionada é relativa a possíveis cometimentos de crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Além disso, eventuais ilícitos eleitorais, como, por exemplo, propaganda eleitoral antecipada, em razão das proximidades das eleições municipais de outubro.
Agora, independente de cor partidária e ideologias à parte, manifestações são livres no país, respeitados os ditames legais, é claro, e os limites da boa educação, respeito e civilidade. É da democracia.
The Flash
No mesmo dia em que foi aprovado, o Projeto de Lei Complementar (PLC 011/2024), dispondo sobre o reajuste para os servidores públicos municipais da ativa, comissionados e válido também para os inativos com direito à paridade, foi convertido em lei após a sanção pelo prefeito Roberto Naves e a publicação no Diário Oficial do Município.
Tudo isso, diga-se de passagem, ocorreu na quarta-feira (21/2). Uma celeridade para fazer inveja ao The Flash. O reajuste foi de 4,62%.
A revisão salarial tem efeito retroativo ao dia 1º de janeiro de 2024. Não foi o ideal, mas foi o possível.
Fala de Lula

O vereador Suender (PRTB) conseguiu unanimidade no plenário da Câmara Municipal (coisa difícil de acontecer), com a Moção de Repúdio, de sua autoria, à fala do Presidente Lula (PT) sobre o conflito de Israel e o grupo Hamas.
Lula fez uma espécie de analogia sobre a ação de Israel na Faixa de Gaza com o holocausto nazista na segunda guerra mundial.
O vereador disse que Israel age “em legítima defesa com a ameaça terrorista do Hamas”, que ainda tem israelenses como prisioneiros. “Se fosse o Brasil, deixaria de salvar essas vidas”, questionou o autor da Moção.
Acessibilidade
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que as eleitoras e os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida já podem solicitar a troca do local de votação para seções com acessibilidade e, assim, garantir o direito ao exercício do voto com segurança e autonomia. Contudo, é preciso ficar atento ao prazo. Segundo a Justiça Eleitoral, os pedidos de transferência só podem ser feitos até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado em razão da organização das eleições municipais, marcadas para 6 de outubro (1º turno).
AEE: homenagem

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) irá homenagear a Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA).
Essa homenagem está marcada para acontecer no dia 13 de março próximo, na Assembleia Legislativa e marcará a passagem dos 77 anos de fundação da instituição, que tem uma longa folha de serviços prestados a Anápolis e a Goiás.
O evento, que terá como público-alvo diretores, professores, colaboradores de serviços gerais, e estudantes, além de membros da comunidade acadêmica e demais interessados, busca reconhecer e celebrar o legado da Associação Educativa Evangélica, que é presidida pelo advogado Augusto Ventura.

- Nos bastidores, comentou-se sobre uma visita do Bispo Oídes José do Carmo, líder maior em Goiás da Igreja Assembleia de Deus Madureira.
- As especulações são de que nessa reunião, teria sido tratado sobre um eventual apoio de Caiado ao pastor e vice-prefeito Márcio Cândido, que busca viabilizar seu nome para concorrer à Prefeitura de Anápolis.
- Roberto Naves, atual prefeito de Anápolis, diz que ora pelo ex-prefeito Ernani de Paula. “Ele [Ernani] deixou de viver a vida dele para viver a minha”.
- O vice-prefeito Márcio Cândido já não acumula o cargo com a titularidade da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Modernização. Ele foi exonerado a pedido.
- Geraldo Lino Ribeiro, que já foi secretário municipal da Fazenda, foi nomeado para assumir a pasta de Indústria e Comércio, que comanda projetos importantes, dentre eles, o Politec.
- O vereador Jakson Charles (PSB), que é o líder do Governo na Cãmara Municipal, diz que a oposição “vive um verdadeiro reality show. Essa referência está vinculada ao fato de oposicionistas se utilizarem de vídeos nas redes sociais para tecerem críticas à Administração da cidade.
- O vereador e presidente do PL, Hélio Araújo, pede, em nota, que a Mídia dê um espaço maior à legenda e que haja uma cobertura mais “inclusiva e equitativa”. Se puxar mais para o lado do PL, tem nada não.