VERSÃO FLIP
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 22 de agosto, 2025
Contexto

Cidade das obras ‘quase prontas’. Um balanço ruim em mais um ano passado

de Nilton Pereira
31 de dezembro de 2019
em RETROSPECTIVA 2019
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

Projetos considerados fundamentais para o desenvolvimento do Município esbarram na falta de objetividade. Além disso, é dinheiro público que está sendo gasto nas obras

A mais enigmática de todas as obras inacabadas em Anápolis é a Plataforma Logística Multimodal, inaugurada há mais de uma década e que, até hoje, nunca teve qualquer utilização, em que pese haver consumido uma incalculável soma (não se tem, ao certo, quantos milhões de reais foram aplicados ali) retirada do Tesouro Estadual. À época de sua concepção, ela era vista como o “divisor de águas” da economia do Centro Oeste, pois enfeixaria um somatório de projetos econômicos, interligando rodovia/ferrovia/aerovia, além de ser ocupada por armazéns gerais, grande galpões e outras dependências que concentrariam a maior parte da movimentação de bens e serviços para toda a região.
Todavia, passados mais de 13 anos, a Plataforma consiste em uma supervalorizada área, com sistema de captação de águas pluviais, energia elétrica, arruamento asfaltado e outras estruturas necessárias para o cumprimento de seu objetivo original. Estas propostas, entretanto, devem repousar em alguma gaveta, ou quem sabe, estejam perdidas no emaranhado de papeis oficiais nas prateleiras do descaso. Em resumo, a Plataforma Logística Multimodal de Anápolis nunca saiu do papel e não se sabe quando (ou, se) vai sair.
Ela, entretanto, não é a única proposta multimilionária que, ainda, não disse ao que veio por aqui. Alguns anos depois, foi anunciado o Aeroporto Internacional de Cargas que, passados cinco anos, se resume à pista, por sinal, ameaçada pelas erosões. Os governos (o anterior e o atual) não disseram à comunidade econômica de Goiás, muito especialmente à de Anápolis, a que se prestará tal aeroporto. Se ele vai ser, mesmo, para embarque e desembarque de cargas, se será misto (passageiros e cargas) ou, se, ainda, não existe uma conclusão sobre seu destino final. Enquanto isso, o tempo não para de correr e já existe certa demonstração de desânimo por parte de importantes setores da comunidade sobre sua conclusão.

Outros projetos
No eixo dessas enigmáticas obras existem outras, também, de significativa importância. A ampliação do Distrito Agro Industrial, por exemplo, é uma incógnita, em que pese seguidos anúncios de que ela estaria na iminência de acontecer. Esta iminência, entretanto, dura, pelo menos, de três a quatro anos e, nada de ampliação. Também importante, embora bem mais barata, e que não tem data de conclusão, é a obra do famigerado Anel Viário do DAIA, projetado para ser uma variante do escoamento do tráfego daquele parque industrial, para ganhar a BR 060 que, embora tenha sido considerada de fácil execução, dormita por conta de desarranjos burocráticos e, até, judiciais. Promessa de concluí-lo já foram feitas diversas.
Isto, sem se falar no Centro de Convenções que, de fato, tem parte da primeira etapa finalizada e que, até, já foi utilizada em ocasiões fortuitas. Mas, falta grande parte da logística operacional e da estrutura. A começar pela inexistência do projeto de energia elétrica. Os eventos ali realizados tiveram a improvisação de grupos geradores. Sem contar que, passado quase um ano de sua “entrega”, o Centro de Convenções não tem um comando oficial. Ou seja, ninguém sabe que órgão será responsável pelo seu funcionamento e sua manutenção. É a grande incógnita do momento.
E, para não ficar, apenas, no âmbito estadual, há de se ressaltar que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e transportes) anunciou, por diversas vezes, obras estruturais no sistema viário do Município, dentre eles, a duplicação da BR 414 nos perímetros urbano e semiurbano, inclusive com a exposição de maquetes eletrônicas onde constavam dois viadutos, pistas auxiliares e um moderno sistema de sinalização. Isto, entretanto, não passou de uma reunião feita às pressas, em 2015, na Associação Comercial e Industrial de Anápolis. Sem se falar no contrato com a empresa administradora da BR 060, que previa a construção de, pelo menos, mais três viadutos (‘trevo da Catarinense’ “Oswaldo Almeida Santos”, ou Trevo “Leleco”), proximidade do câmpus da UEG e proximidades do Posto Presidente, além de uma terceira pista entre Anápolis e Goiânia. Nenhum deles, sequer, teve projeto revelado.

Últimos grandes investimentos
A rigor, há mais de uma década Anápolis não recebe investimentos de grande porte oriundos do Governo Estadual. A história mostra que o derradeiro deles foi o Hospital de Urgências “Doutor Henrique Santillo”, ampliado, recentemente, mas que, a bem da verdade, foi só no aspecto físico. No setor de saneamento, por exemplo, a última grande aplicação de recursos foi quando se implantou o Sistema Piancó e a rede de coleta e tratamento de esgotos, isto, na década de 80. De lá para cá foram, apenas, arranjos. Há quase 20 anos o Governo Estadual não constrói uma nova escola em Anápolis; No campo da Educação, consta a criação do Núcleo Central da Universidade Estadual de Goiás (UEG), todavia, realização ocorrida há quase 15 anos.
A Polícia Civil, ainda, não tem uma sede definitiva e a Polícia Militar tem, apenas, um batalhão específico: o Quarto BPM. Mesmo assim, com o prédio central tendo sido edificado com o apoio da comunidade. O 28º BPM, na Vila Jaiara, ocupa uma área onde, antes, funcionava a Prefeitura de Aeronáutica, ligada à antiga Base Aérea e a CPE (Companhia de Policiamento Especial) funciona em uma dependência que, antes, servia de depósito para o sistema telefônico da Cidade.
São demandas evidentes que, com o correr dos anos, chegam a cair no esquecimento da comunidade. Ressalte-se que se trata do segundo maior PIB (produto interno bruto) de Goiás e a segunda maior fonte geradora de tributos (principalmente ICMS) do Estado. Neste caso, fazendo-se a conta “na ponta do lápis” subentende-se que o Município de Anápolis tem crédito de sobra para reivindicar a conclusão das obras inacabadas e o início de outras que justifiquem a contrapartida do Governo Estadual ao que ele arrecada, diariamente, em forma de variados tributos do povo anapolino.

Rótulos: destaque

Mais Artigos

Anápolis geral

Confira outros destaques do ano de 2019 em Anápolis

de Claudius Brito
31 de dezembro de 2019
0

Crise na saúde Reunidos em Anápolis, secretários de saúde de 10 municípios da Regional Pirineus discutiram a crise gerada com...

DAIA ANÁPOLIS 012

Anápolis: 57ª cidade com melhores oportunidades para se investir no País em 2019

de Claudius Brito
31 de dezembro de 2019
0

Anápolis ocupa o 57º lugar no ranking das 100 melhores cidades para se fazerem negócios de 2019. O estudo, produzido...

Anápolis

Faltaram água e energia. Mas, Anápolis fechou o ano com indicadores positivos

de Claudius Brito
31 de dezembro de 2019
0

Educação Segundo o Anuário Multi Cidades, da Frente Nacional de Prefeitos, Anápolis ocupou o 57º lugar entre os 100 municípios...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Legendários- Imagem de Reprodução

    Câmara aprova, com dois votos contrários, o Dia Municipal dos Legendários

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tempos difíceis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Goiás entra em alerta com ventos de até 60 km/h causados por ciclone

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui