Agora as doenças podem ser identificadas através de um simples exame de sangue do paciente
Um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Indiana conseguiu isolar dados suficientes para conseguir identificar apontadores de depressão, tendências suicidas e transtorno bipolar, tudo através de um simples exame de sangue.
Depois de identificar alguns biomarcadores dos candidatos que mudaram de nível com as mudanças de humor, a equipe fez referências cruzadas e validou os biomarcadores que eles pegaram com todos os biomarcadores previamente documentados de estudos relacionados no campo.
Eles identificaram 26 biomarcadores principais que usaram em uma investigação de acompanhamento, onde rastrearam as alterações desses biomarcadores em uma amostra de pacientes que apresentavam depressão ou mania clinicamente grave. Após essa validação, eles usaram os biomarcadores em uma amostra diferente de pacientes para testar o quão bem eles poderiam usar os marcadores para avaliar o quão doente um paciente pode estar ou pode ficar no futuro.
Posteriormente, com base em suas descobertas e na capacidade do teste de sangue do biomarcador de avaliar com precisão os resultados do paciente, eles o usaram para adaptar a medicação às necessidades do paciente. Uma das preocupações do estudo foi justamente essa, já que pacientes com depressão e pacientes com transtorno bipolar frequentemente recebem diagnósticos equivocados, comprometendo anos de suas vidas em tratamentos ineficazes.
Ao longo de 4 anos e envolvendo mais de 300 participantes, a equipe seguiu um plano de quatro etapas para descobrir quais biomarcadores seriam importantes para o desenvolvimento de um teste de sangue para depressão e transtorno bipolar.