As redes sociais possuem suas próprias políticas de privacidade para evitar que textos e imagens sejam publicados indevidamente. No Instagram, por exemplo, a exclusão de publicações passa, primeiramente, por um filtro do algoritmo da rede e os sistema as notifica. O propósito das políticas de privacidade é fornecer a maior segurança possível em relação ao dados pessoais dos seus usuários e protegê-los.
Confira os cinco jogos restantes da Rubra na busca pelo acesso
É importante estar atento, também, aos símbolos que vão ser escolhidos nas legendas e dentro das imagens, assim como verificar se o post ofende alguém ou se ele está aberto a interpretações erradas. Abaixo, você confere cinco tipo de posts que podem causar o banimento de um perfil.
Discriminação e violência
Quando acontece discriminação com alguém com base na etnia, religião, sexualidade e outras características, o sistema avalia o impacto negativo das informações contidas na publicação.
SPAM ou assédio
Posts repetitivos compartilhados em um curto período de tempo, com o objetivo de alcançar mais pessoas, também recebem punições do Instagram. Nesses casos, o que geralmente acontece é a suspensão, mas a punição pode ser maior dependendo da quantidade de denúncias. Este tipo de problema é mais relacionado a empresas e marcas.
Atos ilegais e difamação
Incentivar crimes ou registrá-los é considerado uma violação grave. O Instagram possui maneiras de barrar conteúdos com presença de assédio, roubos ou outras formas de violência, sobretudo quando envolve algum jovem menor de idade.
Nudez
Mesmo que a finalidade seja artística, a nudez continua sendo proibida e quem a publica ou compartilha o post em seus stories coloca sua conta em risco. A recomendação das diretrizes da plataforma é que os usuários não reproduzam fotos ou vídeos que indiquem nudez, mesmo que tenha sinalizadores.
Privacidade
Ao expor a vida de alguém e ignorar os prejuízos morais, a pessoa que o fizer pode sofrer um bloqueio permanente. Lembre que tudo o que acontece dentro do Instagram serve como prova em processos judiciais, ou seja, a própria plataforma avisa da importância de se atentar ao fazer alguns tipos de “brincadeiras” nas redes sociais.