Diariamente, dezenas de pedestres atravessam a BR-153, arriscando suas vidas por entre automóveis e caminhões. São, em sua maioria, estudantes e trabalhadores ou moradores da região. Com o objetivo de conscientizar este público dos riscos a que estão sujeitos, a equipe de Educação para Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) está realizando a campanha educativa Responsabilidade é o primeiro passo para um caminho seguro.
Exposição de banners e maquete no pátio do Campos II da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da FIBRA, distribuição de panfletos e orientação direta aos trabalhadores nas proximidades da travessia, compõem as atividades da campanha. Na ausência das passarelas, o trabalho pretende divulgar informações de extrema importância para quem é impossível evitar este trajeto.
Confira algumas delas:
* Um automóvel a 100 km/h se desloca 28 m/s levando apenas sete segundos para atingir um pedestre que se encontre a 150 m de distância. Esse tempo cai para cinco segundos se distância entre o veículo e o pedestre for de 150 metros.
* Os veículos não param imediatamente. Um automóvel a 110 km/h, percorre uma distância de 62 metros após o motorista ter acionado os freios, até parar completamente;
* Durante a noite o risco de acidente é ainda maior, já que o alcance dos faróis é de apenas 30 metros.
Brasil – 2.748 ações tramitam na justiça solicitando liberação da cannabis
Os dados foram levantados pela Deep Legal, lawtech especializada em inteligência artificial e gestão preditiva, com base nas informações públicas...