Hoje funcionando como Centro de Ensino em Período Integral, a unidade oferece boa estrutura para o ensino
Uma das unidades de ensino mais tradicionais em Anápolis, o Colégio estadual José Ludovico de Almeida, que hoje funciona no modelo de Centro de Ensino em Período Integral (CEPI), está com inscrições abertas para o ano letivo de 2022.
O prazo para a inscrição para alunos novatos vai até o dia 8 de dezembro próximo. E, vale ressaltar, conforme a Secretaria de Estado da Educação, a matrícula deve ser feita na própria unidade. O sistema on-line agora é só para as unidades de ensino regular. As vagas são para o 8° ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Logística Intermodal será tema de conferência em Anápolis
Os CEPIs seguem metodologias e disciplinas diferentes das escolas regulares. Além das matérias obrigatórias, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, os estudantes podem ter aulas de empreendedorismo, robótica, culinária, games e outros temas. Essas matérias optativas, chamadas de eletivas, são escolhidas pelos alunos no início do ano, de acordo com seus interesses e afinidades.
Em Anápolis, o CEPI José Ludovico de Almeida dispõe de laboratórios de informática, biologia, física e química.
Além disso, a unidade oferece o núcleo comum e o núcleo diversificado na sua grade, com temas voltados ao protagonismo juvenil, práticas experimentais, iniciação científica, projeto de vida, pós médio, dentre outras.
O espaço físico conta com salas arejadas, quadras de esporte (uma delas, coberta), refeitório, além dos espaços administrativos e para os professores. Ainda, sala de vídeo com TVs e equipamentos voltados para a aplicação de conteúdos inovadores.
No refeitório, o colégio serve o lanche da manhã, o almoço e o lanche da tarde.
Goiás
As escolas de tempo integral da rede pública estadual, chamadas de Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), vão abrir 40 mil vagas para 2022.
As vagas serão distribuídas em 269 escolas de tempo integral. Deste total, 105 são novos CEPIs, que funcionavam antes em período parcial e vão ampliar sua carga horária no início de 2022.
Muito mais que passar o dia todo na escola, o objetivo do Cepi é o desenvolvimento integral do estudante, em todas as suas dimensões (intelectual, física, emocional, cultural e social). A jornada escolar é de 7 ou 9 horas por dia, preenchidas com aulas e atividades práticas, como experimentos em laboratório, projetos científicos e clubes juvenis.
A escola de tempo integral de Ensino Médio também possui uma matéria específica para o autoconhecimento e planejamento para o futuro: o Projeto de Vida. Neste componente curricular, o estudante é incentivado a reconhecer seus sonhos e aptidões e estabelecer metas para o futuro acadêmico, profissional e pessoal. (Com informações da Secretaria de Estado de Educação)