VERSÃO FLIP
domingo, 28 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 28 de dezembro, 2025
Contexto

Como chegar ao primeiro emprego

de Flávia Gomes
23 de julho de 2010
em Geral
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0

Entrar no mercado de trabalho nunca exigiu tanto de aspirantes a um emprego. E, é nessa hora, que quem tem mais experiência leva a melhor. Mas, vem a dúvida e o grande desafio: Como conquistar o primeiro emprego? Para especialistas, o estágio pode ser uma boa alternativa, uma porta de entrada para quem entra na batalha que é a vida profissional.
Segundo o gerente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Anápolis – uma das entidades que promovem a interação entre escolas e as empresas na cidade – Fernando Nunes Pereira, o estágio tem a função de desenvolver competências profissionais no aluno que busca esse tipo de possibilidade para o aprimoramento educacional. Ele explica que de acordo com a lei 11788/08 estagiário, empresa e instituição de ensino, devem seguir algumas obrigações para que todas as partes tenham vantagens e estejam dentro da legislação.
Uma delas é a obrigatoriedade da empresa em ofertar instalações que viabilizem ao estagiário, atividades de cunho profissional, social e cultural. Além disso, a indicação de um profissional com formação ou experiência na área do curso do educando, a fim de supervisioná-lo e auxiliá-lo no desempenho das atividades que forem destinadas a ele, também, é responsabilidade da empresa.
Já para a instituição de ensino cabe a solicitação de um relatório de atividades a cada seis meses, a indicação de um professor orientador, e dentre outras responsabilidades, comunicar à empresa, no início de cada período letivo, as datas das avaliações escolares ou acadêmicas.

Tempo

O interessado em um estágio deve ter idade mínima de 16 anos e estar matriculado e frequentando uma instituição de ensino superior, técnico ou médio. Alunos matriculados na educação fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, também, podem concorrer a uma vaga de estágio. A carga horária está limitada a seis horas diárias ou 30 horas semanais para o ensino superior, educação profissional e ensino médio regular. Quem cursa a educação especial e se acha nos dois anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos, tem quatro horas diárias/20 horas semanais a cumprir. Além disso, o estagiário deve saber que ele pode ficar em uma mesma empresa estagiando por, no máximo, dois anos. Ele, também, tem direito a auxílio transporte e remuneração, exceto se o estágio for obrigatório para a conclusão do curso.
Segundo Fernando Pereira, quem passa pelo estágio tem mais chances de ser contratado do que aquele aluno que não teve tal experiência. Fernando foi estagiário e recomenda que o estudante procure aprimorar seus conhecimentos e seja um visionário. “Fazer estágio é ter a oportunidade de dar palpites e poder arriscar. Os novos conhecimentos são os melhores benefícios”.

Aprimoramento profissional

Para quem não tem a oportunidade de passar pelo estágio, fazer cursos profissionalizantes pode ser um bom caminho. Em Anápolis, o interessado pode procurar diversos lugares para aprimoramento de sua carreira profissional. Segundo a supervisora de integração escola-empresa do Centro de Educação Profissional de Anápolis (Cepa), Lana Guimarães, a capacitação acontece tanto para ingressar no mercado como para se manter nele. Ele explica que no caso do Cepa, o levantamento dos cursos mais procurados é feito no SINE (Sistema Nacional de Emprego) encaminhado para secretaria da instituição. Após isso, um projeto é feito para a formação de turmas, cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores.
De acordo com Lana Guimarães, em Anápolis, os cursos mais procurados por jovens são de técnico em vendas, qualidade no atendimento, inglês e informática básica. Já as empresas anapolinas procuram alunos de diversos cursos. Para Lana, não é possível citar um cargo que tenha mais oportunidades, já que cada empresa busca um perfil específico. “Mas em sua maioria, os alunos são absorvidos pelo comércio, principalmente os mais jovens que não têm muita experiência”, afirma a supervisora.
Ter um bom relacionamento pessoal, ser proativo e ter comprometimento com as ações que são delegadas representam características que o alunos deve ter, na visão de quem trabalha com esse público. Segundo a coordenadora pedagógica do Cepa Alice Maria de Sousa os melhores são julgados por competências e habilidades e, não, por notas. Isso significa que o candidato a uma vaga no trabalho deve responder a características específicas de cada empresa, mas em geral todas pedem responsabilidade e qualificação na área de atuação.
Para o professor da área de gestão e hospitalidade, Genilson Mariano, apesar da procura dos alunos ser grande, muitos jovens ainda não sabem das oportunidades que a cidade oferece. “Os que conhecem, aproveitam a idade e buscam cursos profissionalizantes para entrarem no mercado com mais facilidade”, afirmou Genilson. Segundo ele, muitos alunos são indicados para empresas e alguns podem até passar por um estágio enquanto estão no curso.

Mais Artigos

Cachorro no carro — Foto: Reprodução

Vai viajar e levar seu pet no veículo? Veja o que diz a lei sobre o transporte de animais

de Anna Rhaissa
26 de dezembro de 2025
0

Transportar animais no carro exige seguir o CTB para evitar multas e garantir segurança de todos O Brasil possui a...

Foto: Rovena Rosa

Quer trocar o presente de Natal? Entenda quais são seus direitos

de Anna Rhaissa
26 de dezembro de 2025
0

Regras variam conforme a forma de compra e a existência de defeito no produto O primeiro dia útil após o...

Foto: Paulo de Tarso

Veja quando será a próxima ação de doação de mudas em Anápolis

de Jornal Contexto
21 de dezembro de 2025
0

A variedade amplia as opções de plantio em áreas públicas e residenciais, contribuindo para mais sombra, frutos e biodiversidade na...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Codego

    Anápolis em marcha lenta, demais! – Por Moacir de Melo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Programação cultural da ULA celebra o Natal e valoriza o Mercado Municipal de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Após críticas e boicote, Havaianas registra crescimento recorde no Instagram

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tragédia na GO-164 mata cinco pessoas, entre elas três policiais militares

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Sim, eu não gosto de gente pobre!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui