A posse dos 41 deputados estaduais goianos eleitos em outubro do ano passado já tem roteiro definido para o dia 1º de fevereiro, em sessão solene marcada para às 14 horas, no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.
Aberta a sessão, o presidente da mesa dos trabalhos será o deputado Bruno Peixoto (UB), por ter sido o mais votado na eleição.
Composta a mesa, ele declarará instalada a 20ª Legislatura, de acordo com o que dispõem o artigo 16 da Constituição Estadual e os artigos 3 e 4 do Regimento Interno da Casa.
Bruno Peixoto procederá à cerimônia de posse, convidando o deputado Lucas do Vale (MDB) para ocupar a primeira-secretaria (por ser o segundo mais votado) e convidando, em seguida, o deputado Lucas Calil (MDB) para a segunda-secretaria (por ser o terceiro mais votado).
Em seguida, o presidente nomeará uma comissão composta por três deputados para conduzir até a Mesa o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França.
Período chuvoso garante boa vazão no Ribeirão Piancó
Na sequência outra comissão é nomeada para levar o vice-governador Daniel Vilela (MDB) até a Mesa. Por fim, uma nova comissão de três deputados fará o mesmo com o governador Ronaldo Caiado (UB).
Nesse instante da cerimônia é executado, pela banda musical do Corpo de Bombeiros, o Hino Nacional e o Hino do Estado de Goiás.

Assim o prometo
Em seguida, Bruno Peixoto vai proclamar os nomes dos deputados constantes da relação de eleitos e convidará cada um deles, individualmente, e por ordem alfabética, a se levantar e a proferir a seguinte declaração:
“Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do estado de Goiás, dentro das normas constitucionais”, conforme determina o artigo 3 do Regimento Interno. Feita a chamada pelo deputado Lucas do Vale, primeiro-secretário, cada deputado, também de pé, ratificará a declaração acima dizendo: “Assim o prometo”.
Prestado o compromisso, o presidente declarará solenemente empossados os deputados, determinando a coleta de assinaturas de cada um em livro próprio.
O primeiro secretário fará, então, a leitura do termo de posse. Depois das assinaturas, será concedida a palavra ao deputado Talles Barreto (UB), que falará em nome do Poder Legislativo.
Depois desse discurso, o presidente agradece o comparecimento das autoridades presentes, encerra a sessão e já convoca outra, dentro de alguns minutos, para a eleição e posse da Mesa Diretora para o primeiro biênio da 20ª Legislatura.
Convidados
Para esse dia, a organização da sessão solene estabeleceu um número de convidados para cada parlamentar, por se tratar de posse para a nova Legislatura.
Para os espaços determinados no local, cada deputado receberá pulseiras de identificação, de cores específicas. No plenário, terão assento os parlamentares e um convidado de cada um.
Informações da Asssembleia Legislativa do Estado de Goiás- Alego