VERSÃO FLIP
domingo, 6 de julho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 6 de julho, 2025
Contexto

Confira os destaques do Contexto Político

de Claudius Brito
15 de junho de 2019
em Contexto Político
Reading Time: 6 mins read
0 0
A A
0

No Contexto Político, saiba qual é a novidade de Bolsonaro sobre a CNH e quem é o cara do partido dele, em Anápolis, cotado para 2020. Portal CONTEXTO:

Bolsonaro: CNH

Em sua conta no Twitter, o Presidente Jair Bolsonaro deu uma boa notícia: o Conselho Nacional de Trânsito, presidido pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, decidiu acabar com a obrigatoriedade do uso de simuladores para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Com isso, de acordo com Bolsonaro, o custo da CNH poderá ser reduzido em aproximadamente R$ 300 reais. “Mais uma promessa sendo cumprida”, comemorou o Presidente.

O cara do PSL

Firme no comando do PSL, o empresário Edson Tavares, cujo nome é cotado para disputar a Prefeitura de Anápolis, na eleição do ano que vem, vem trabalhando para fortalecer o partido do presidente Jair Bolsonaro, atraindo lideranças e, mais do isso, construindo um projeto sólido para ofe­recer à Cidade, através do seu grupo político. Tavares tem uma larga visão de Anápolis e, independente da condição de ser ou não candidato, está sempre pronto para colaborar naquilo que o Município necessita para se fortale­cer, não só na área eco­nômica, onde tem maior atuação, mas também em outras áreas. O fato é que o empresário é uma peça importante no cenário po­lítico das eleições de 2020.

Central de Emprego

O Deputado Estadual Amilton Filho (SD) está propondo, através de um projeto apresentado na Assembleia Legislativa, a criação de uma central de empregos voltada às pessoas com necessidades especiais (PNEs), vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho. Pela proposta, que tramita nas comissões técnicas da Casa, a central teria como atribuição, a confecção de levantamentos sobre vagas disponíveis e o envio de notificações aos indivíduos em busca de emprego e que tenham se cadastrado previamente. Empresas interessadas na contratação de pessoas com necessidades especiais, também, serão cadastradas no sistema e as prefeituras poderão oferecer benefícios para empregadores que contratarem PNEs.

Projeto polêmico

Tem rendido polêmica o projeto do Vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), que propõe a criação, em Anápolis, do “Dia da Oração, Intercessão, e Adoração a Deus”. O parlamentar, na tribuna, fez a seguinte defesa do seu projeto: “Todos nós temos que tirar um tempo para Deus. Estamos vivendo dias difíceis e só com Deus conseguimos passar pelas dificuldades”. Nas redes sociais, houve muitos comentários a favor e contra. Os contrários acreditam que não é uma atitude para ser regida por lei. Pelo projeto, a data seria em 10 de julho e o local de celebração, o Morro da Capuava. A proposta teve pedido de vistas em plenário e deve voltar à pauta na semana que vem.

Fim das coligações

Ainda é difícil se prever o cenário das eleições proporcionais do ano que vem, com a vedação de coligações entre os partidos que vão disputar vagas nas câmaras municipais. A regra, aprovada no Senado, em outubro de 2017, na chamada minirreforma política, terá, portanto, o primeiro teste para valer numa eleição doméstica. A premissa básica dessa mudança é fortalecer os partidos. E, juntamente com a cláusula de barreira, é muito provável que alguns partidos menores não sobrevivam. Mas, uma coisa é fato: as legendas terão de trabalhar mais para terem resultados efetivos nas urnas, porque a briga será um pouco mais igual.

Garupa

Com o fim das coligações nas eleições proporcionais, acaba o fenômeno da garupa, em que um candidato que obtenha muitos votos, acabe elegendo outros menos votados, através da legenda. Caso clássico foi o do palhaço Tiririca, que, na eleição de 2014, com mais de um milhão de votos, levou mais cinco deputados de sua coligação para a Câmara Federal. Em Anápolis, na eleição de 2000, André Almeida chegou à Câmara Municipal com 316 votos. Ele candidatou-se pelo PPS, legenda do então candidato e vencedor da eleição para Prefeito, Ernani de Paula. Isso vai acabar.

PED no PT

O Partido dos Trabalhadores abrirá, em julho, inscrição para o Processo de Eleição Direta, o PED, para os diretórios municipais. Em Anápolis, segundo o vereador Luiz Lacerda, o partido está animado com o processo interno de eleição, ainda mais, depois que conseguiu 320 filiações num espaço de, apenas, 20 dias. Em outubro, o PT realiza o PED para renovar os diretórios regionais e, em novembro, a Executiva Nacional. Ou seja, dias movimentados pela frente para o partido da estrela vermelha.

Cidade iluminada

A Câmara Municipal aprovou autorização legislativa para que o Prefeito Roberto Naves possa realizar um empréstimo, junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 5 milhões, para a compra de lâmpadas de LED. A proposta é que a substituição das lâmpadas tradicionais pelo novo modelo atenda a toda a Cidade, começando pelos setores periféricos. Onde já foram implantadas as lâmpadas de LED é bem nítido o resultado. Além disso, estas lâmpadas são muito mais econômicas. Então, esse empréstimo acabará tendo um bom custo-benefício.

Saia justa

Pode, até, não dar em nada. Mas, o estrago político já está feito. O Ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, está numa saia justa com as gravações de conversas dele com o procurador da República e membro da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol. Claro que a oposição ao Presidente Jair Bolsonaro vai fazer um “carnaval” em cima do episódio. Pior é que para ir para o Governo, Moro teve de abrir mão da carreira na magistratura. Se vier a cair, terá de prestar novo concurso se quiser voltar a ser juiz. Outro caminho seria virar Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Apoio a Moro

O Governador Ronaldo Caiado esteve na quarta-feira, 12/06, com o Ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), “a quem declarei total apoio à sua trajetória como juiz e como ministro que deu ao Brasil e oportunidade de respirar esperança contra a corrupção e o crime organizado”, escreveu Caiado em seu perfil no Twitter.

FHC, o crítico

Palavras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “A economia segue patinando. Governo sem mão firme. Revelações de conversas entre juízes e fiscais abrem especulações. O povo paga pelas incertezas com falta de renda e emprego. É hora de juízo: sem entendimento, perderemos o bonde da história. Falta grandeza, sobram mesquinharias.”

Rótulos: destaque

Mais Artigos

Contexto Político

Confira alguns dos destaques do cenário político em Anápolis e de Goiás

de Claudius Brito
27 de junho de 2025
0

Claudius Brito- O senador Vanderlan Cardoso (PSD) entregou ao prefeito Márcio Corrêa (PL), caminhões e máquinas avaliados em cerca de...

Contexto Político

Câmara Municipal, as emendas impositivas e o balanço do semestre

de Claudius Brito
20 de junho de 2025
0

A Câmara Municipal de Anápolis entrou no período de recesso parlamentar. Antes, porém, foi aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias...

Contexto Político

Puxão de orelha na Câmara Municipal e holofotes nos depoimentos do STF

de Claudius Brito
13 de junho de 2025
0

O depoimento dos réus da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal, entre eles, o do ex-presidente Jair Bolsonaro, ganhou...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • representantes da empresa e do sindicato se reuniram e concordaram, de forma amistosa, em retomar integralmente a circulação dos ônibus. Imagem: Reprodução

    Liminar garante volta dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo às ruas de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Saiba por que o 7 é considerado o número da perfeição, segundo a Bíblia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Viaduto Ayrton Senna passa por reformas para melhorar fluidez do trânsito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Gestão de Márcio Corrêa tem evolução de receitas próprias no primeiro quadrimestre

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui