Independente da situação, sempre haverá alguém disposto a “tapear” o outro por meio de algum artifício ou golpe. Em relação aos postos de gasolina, não é diferente, com inúmeras possibilidades: bombas de gasolina adulteradas, assim como os próprios combustíveis, que podem passar por alterações ilegais, dentre outros. No Brasil, existem alguns golpes que ocorrem com mais frequência, muito pela dificuldade de identificação, principalmente tratando-se de consumidores que não entendem muito de automóveis.
Bomba fraudada
A bomba fraudada é mais comum do que imaginamos. Essas bombas mostram uma quantidade de combustível no visor, mas entregam uma quantidade bem inferior no tanque do seu automóvel. Essa é uma fraude que vem sendo combatida pelos órgãos de fiscalização constantemente e, para tornar essa uma prática ainda menos comum, tem sido penalizada em pelo menos 10 estados brasileiros.
Troca de óleo
Oferecer serviços de troca de óleo é algo comum em postos de gasolina, por conta disso, esse também se tornou um golpe a ser aplicado, visto que poucos desconfiam ou sabem dessa prática. Por isso, ao trocar o óleo, fique atento à quilometragem indicada pelo mecânico na última troca, além da data de validade. Não há necessidade de trocar antes do prazo indicado.
Aditivo no combustível
Os aditivos nos combustíveis são contraindicados, por isso não há necessidade de colocar em seu combustível. Além de caro, esse é um produto que pode causar prejuízos ao seu veículo. Portanto, caso algum frentista insista no assunto, não aceite. Porém, caso queira, dê preferência à gasolina aditivada.
Posto Pirata
Esse é o nome dado a um posto quando o mesmo imita uma marca conhecida, copiando suas cores e os uniformes dos funcionários para que seus clientes se confundam. Essa é uma forma de propaganda enganosa, para que os clientes pensem que estão adentrando um ambiente confiável, quando na verdade os produtos ali vendidos são de outra procedência.
Mulher abre processo contra Facebook e Instagram por serem “viciantes”