VERSÃO FLIP
sábado, 25 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 25 de outubro, 2025
Contexto

Conselhos de Consumidores de Energia: 30 anos de lutas

de Redação
10 de março de 2023
em Artigo
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
João Victor Araújo é presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás, representante da classe comercial (Fecomércio/Secovi-GO).

João Victor Araújo é presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás, representante da classe comercial (Fecomércio/Secovi-GO).

Por João Victor Araújo

Este ano, os conselhos de consumidores de energia elétrica completam 30 anos. Três décadas de história, de lutas e um reconhecimento ainda pequeno diante o seu relevante papel.

Os conselhos foram instituídos no Brasil pela Lei Federal nº 8.631, de 1993. Essa legislação determinou que as concessionárias de energia elétrica no país deveriam ter o acompanhamento de entidades participativas.

Um fato interessante é que a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, o órgão maior de regulação do setor elétrico no país, iniciou as suas atividades em 1997. Ou seja, os conselhos são anteriores à agência, que posteriormente, ainda em 1997, por meio do Decreto nº 2.335/97, passou a reger e a estimular a organização dos colegiados.

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) foi fundado em maio do ano 2000 e teve como um de seus pioneiros o saudoso professor Hélio Naves.

Recentemente, a Equatorial do Maranhão (berço da empresa que, hoje, tem sua maior área de concessão no Estado de Goiás) e a regional da OAB-MA, realizaram um grandioso evento na capital, São Luís, justamente com o intuito de celebrar a passagem dos 30 anos dos Conselhos de Consumidores de Energia.

Fizemos questão que o CONCEG lá estivesse presente e essa missão foi dada ao conselheiro e ex-presidente Wilson de Oliveira.

Tivemos neste evento, sob a coordenação da Equatorial-MA e OAB-MA, a participação da ANEEL, da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen) e representações de conselhos de consumidores de vários estados brasileiros.

Enfim, esse nível de participação mostra que os Conselhos de Consumidores de Energia têm um destaque importante no contexto do setor elétrico brasileiro, atuando na defesa das classes consumidoras, sobretudo, numa luta gigante que é ter uma tarifa de energia mais barata e uma prestação de serviço, por parte das concessionárias, a contento de todos os consumidores, da mais humilde residência às grandes indústrias e comércios.

Ressalte que o nosso trabalho é voluntário. Mas é uma causa nobre e, muitas vezes, o reconhecimento não é o esperado, porque, de fato, atuamos num setor regulado e de alta complexidade.

Contudo, nós do CONCEG buscamos fazer a nossa parte e honrarmos essa história de lutas dos Conselhos de Consumidores de Energia. Temos muitos desafios, mas temos muitos avanços. E, por isso, é importante que a sociedade nos abrace e abrace também essa luta que é importante para cada um e para a coletividade.

Portanto, nossos agradecimentos à Equatorial-MA e à OAB-MA por terem nos proporcionado esse momento de comemoração e de reflexão do nosso papel, para que possamos fazer mais e melhor pelas nossas classes representadas.

Rótulos: CONCEGEnergia

Mais Artigos

Vander Lúcio Barbosa é editor geral do jornal e portal CONTEXTO

Escola sob ataque emocional

de Vander Lúcio Barbosa
24 de outubro de 2025
0

O episódio do pai que invadiu uma escola recentemente em Brasília para agredir um professor que advertiu sua filha pelo...

Pauta Aberta – Por Orisvaldo Pires

de Orisvaldo Pires
24 de outubro de 2025
0

De olho A aproximação do dinâmico presidente da Goinfra, Pedro Sales, com Anápolis, além das obras de infraestrutura ora realizadas...

Imagem: Ilustrativa/Reprodução

A ditadura da produtividade – Por Samuel Veira

de Samuel Vieira
22 de outubro de 2025
0

Estou de férias há 15 dias. Exceto alguns acertos relacionados às aulas que dou numa faculdade em Goiânia e alguns...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Marcha para Jesus- Anápolis

    Marcha para Jesus movimenta Anápolis com fé, adoração e uma pitada de política. Veja imagens!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Vice-presidente assume Fecomércio-GO durante afastamento do titular ​

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inédito! Preso defende tese de doutorado de dentro de unidade carcerária em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mutirão do Emprego oferecerá mais de 500 vagas em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Brasília negocia show gratuito do Foo Fighters em 2026

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui