Na semana dedicada ao consumidor, o Procon de Anápolis faz uma constatação: as pessoas hoje estão cada vez mais propensas a buscarem os direitos previstos na legislação. Tanto é que, este ano, o número de atendimentos já ultrapassou a casa de 20 mil. Para o diretor do órgão, Valeriano Pereira de Abreu, que participou de uma sessão especial da Câmara Municipal alusiva à data, desde que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) passou a vigorar, há 19 anos, houve “uma verdadeira revolução nas relações de consumo”.
De acordo com ele, uma das grandes conquistas trazidas pelo Código foi a inversão do ônus da prova, prevista no parágrafo VIII do 6º artigo, cujo texto diz: “… a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências”. Para o diretor do Procon, o amadurecimento dessa relação é importante, considerando que “é o consumidor o responsável em mover a economia”. E, portanto, nada mais justo – disse – do que ter uma legislação que o ampare.
Segundo informou o dirigente, do total de 20 mil atendimentos, em torno de quatro mil geraram processos. Cerca de 80% dos casos são solucionados por acordos entre as partes envolvidas. Mas, 20% acabam em litígio na Justiça Comum ou por algum motivo não são resolvidos. Atualmente, as principais demandas no Procon são com as operadoras de telefonia e a Saneago. Além disso, Valeriano Abreu citou, ainda, as empresas de transportes intermunicipal e interestadual, que não estariam garantindo gratuidades e benefícios de redução na passagem para pessoas idosas.
O autor do requerimento para a sessão especial, vereador Carlos Antônio (PSC), na ocasião, disparou crítica à Saneago, em relação à troca de hidrômetros em Anápolis, que estaria majorando o preço das contas em quase o triplo. A estatal nega que isso venha ocorrendo.
Servidores municipais que vão disputar eleição este ano são afastados
Servidores públicos municipais de Anápolis que vão disputar cargos eletivos no pleito de outubro próximo, tiveram a publicação do afastamento...