VERSÃO FLIP
quarta-feira, 11 de março, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 11 de março, 2026
Contexto

Covid-19 não é mais Emergência Mundial de Saúde. Em Anápolis, 1,8 mil perderam batalha para a doença

de Claudius Brito
8 de maio de 2023
em Anápolis
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

A OMS declarou que a Covid-19 não é mais uma Emergência Mundial de Saúde. Mas, a doença não deixou de existir e continua letal, nos casos mais graves. Em Anápolis, mais de 1,8 mil pessoas perderam a batalha para o coronavírus. Vacinação é recomendada para prevenir.

A Organização Mundial de Saúde declarou, nesta sexta-feira, 5/5, que a Covid-19, não é mais uma Emergência de Saúde Global. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

A decisão deu-se após uma reunião do Comitê de Emergência, com base em dados sobre a queda no número de internações e de óbitos da doença.

De acordo com a OMS, a retirada da situação de emergência não significa o fim da pandemia do coronavírus, mas é um grande passo nessa direção.

Há, ainda, necessidade de que as pessoas se previnam contra a Civid-19 e, para isso, é preciso seguir o esquema de vacinação das autoridades sanitárias.

Em Anápolis, segundo o Informe Epidemiológico divulgado hoje (5/5) pela Secretaria Municipal de Saúde no site da Prefeitura, registra que o número de óbitos, desde o início da pandemia, no começo da pandemia, é de 1.873.

Portanto, mais de 1,8 mil pessoas que perderam a batalha para o vírus. E a escalada de mortes freou com a vacinação em massa da população.

A imunização derrubou o número de óbitos e também as internações.

O painel da Prefeitura de Anápolis registra ainda, na data de hoje, que houve 98.785 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia e que 96.860 foram curados. 51 pessoas estão em isolamento e há um caso de internação.

Dos casos confirmados, 55.214 foram em mulheres e 43.571 em homens. A letalidade, no entanto, foi maior para pacientes do sexo masculino: 1.008. Os óbitos no sexo feminino somaram 865.

No mês de abril e agora, até 5 de maio, não houve registro de óbito por Covid-19 e suas complicações. Em março houve um registro; em fevereiro três e seis em janeiro, somando, portanto, 10 óbitos este ano.

Breve histórico

Anápolis esteve no centro do noticiário nacional e, até, internacional, quando recebeu na Base Aérea os repatriados de Wuham-China, onde ocorreu o epicentro da pandemia, lá no começo de 2022.

O primeiro caso confirmado do novo coronavírus em Anápolis foi notificado no sistema de saúde anapolino, no dia 16 de março de 2020. Naquela mesma data, o prefeito Roberto Naves anunciava as primeiras medidas restritivas para o enfrentamento da terrível doença no Município.

O primeiro registro oficial de óbito de um morador de Anápolis, ocorreu no dia 30 de abril de 2020. Foi uma mulher de 75 anos de idade, cuja identidade foi preservada.

A partir de então, a população passou a conviver com vários tipos de situações como o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais. O acesso aos supermercados, por exemplo, foi restringido e era preciso fazer fila para ter acesso.

Dentro dos estabelecimentos, as pessoas não ficavam próximos a havia muito silêncio.

Com o lockdow, as pessoas tiveram de ficar mais em casa. Como num filme de ficção científica, as ruas ficaram ficaram desertas.

O clima de apreensão tomou conta das pessoas. Para quebrar esse clima, muitos artistas e grupos começaram a fazer apresentações musicais das sacadas dos prédios, nas áreas livres de condomínios e aonde se pudesse levar um alento para o enfrentamento da situação.

Momentos difíceis, já que em razão da situação crítica de momento, até os templos religiosos tiveram de ficar fechados.

Vacina

Mas, o tempo passou, a vacina chegou e, com isso, os casos de internações foram se reduzindo, assim como os casos mais severos da doença e os óbitos.

Gradativamente as restrições foram retiradas e, hoje, o clima é o de antes do início da pandemia.

Porém, vale ressaltar que a pandemia não acabou. A Covid-19 não acabou e, portanto, é preciso prevenir e cuidar. Tomar as vacinas e manter os hábitos de higienização, principalmente, das mãos.

Rótulos: anápoliscapacovid-19

Mais Artigos

Novo Viaduto do Recanto do Sol- Foto Paulo de Tarso- Prefeitura de Anápolis

Prefeitura prorroga prazo para empresa concluir novo viaduto do Recanto do Sol

de Claudius Brito
10 de março de 2026
0

Em edição suplementar do Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Anápolis prorrogou o prazo para que a empresa Mobicon...

Parque Ipiranga- Foto- Câmara Municipal

Ao entregar Parque Ipiranga, Márcio Corrêa anuncia licitação do Parque da Matinha

de Claudius Brito
9 de março de 2026
0

Um dia de festa. Foi assim, neste domingo (8/3), a reinauguração do Parque Ipiranga, no Bairro Jundiaí, em Anápolis. Considerado...

Anápolis- Panorâmica- Foto- JC Potenciano

Empresas de baixo ou médio risco poderão iniciar atividades com Alvará Provisório

de Claudius Brito
7 de março de 2026
0

Empresas que exercem atividade que sejam consideradas de baixo ou de médio impacto, poderão iniciar as operações em Anápolis, imediatamente...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Espírito empreendedor nato – Por Moacir de Melo                                              

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Drama no Morro da Capuava: cegueira repentina muda destino de família em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • EUA avançam para classificar PCC e CV como terroristas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis se despede de Humberto El Zayek, publicitário que espalhou alegria e solidariedade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Câmara Municipal de Anápolis homenageia o legado do Rotary

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui