Medida visa reduzir valor das parcelas para aposentados e pensionistas
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou que o prazo para o pagamento do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS será ampliado de 84 para 96 meses, o que representa um acréscimo de um ano. Essa medida, que também beneficia as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), foi anunciada nesta quarta-feira (5) com o objetivo de aliviar o impacto das parcelas no orçamento dos segurados.
Redução nas prestações
Segundo Lupi, a decisão foi tomada para amenizar o valor das parcelas que muitos aposentados e pensionistas enfrentam, com o aumento do número de empréstimos consignados no país. “Esperamos que, com esse aumento, as pessoas sintam um alívio no bolso. São mais de 16 milhões de empréstimos no total e sabemos que as dificuldades aumentaram”, afirmou o ministro.
Além dos beneficiários do INSS, a medida também favorece o sistema financeiro, segundo o ministro. A possibilidade de renovação do crédito com mais 12 meses de prazo é vista como vantajosa, já que a inadimplência no crédito consignado é quase inexistente. “Isso facilita a negociação entre os bancos e os tomadores”, destacou Lupi.
O aumento no prazo ocorre logo após a aprovação do aumento no teto de juros para o crédito consignado, que subiu de 1,66% para 1,8% ao mês para os empréstimos pessoais. O teto do cartão de crédito consignado se manteve em 2,46%. A elevação dos juros acompanha os recentes aumentos da Taxa Selic, que impactam diretamente o mercado financeiro.
Aprovação e novos benefícios
O aumento do prazo foi formalizado nesta quinta-feira (6), com a publicação da instrução normativa no Diário Oficial. Além disso, o INSS informou que, nos próximos meses, poderá haver a renovação de crédito com mais um ano de prazo, beneficiando tanto empréstimos pessoais quanto os cartões consignados de benefício.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.