O empresário anapolino Cristiano Mamedio obteve progressão de regime na pena de 12 anos que ele cumpre pela morte de duas pessoas em um acidente de trânsito, bem como por lesão corporal e por dirigir embriagado e em velocidade incompatível.
A progressão foi concedida pela 4ª Vara Criminal de Anápolis. Com isso, Mamedio passará a cumprir o restante da pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleira eletrônica.
A decisão levou em consideração que o empresário cumpriu o tempo mínimo exigido pela Lei de Execução Penal e, também, pelo fato de o condenado ter tido bom comportamento.
Outras restrições terão de ser cumpridas pelo sentenciado, como por exemplo o recolhimento noturno; a proibição de consumir bebidas alcoólicas ou drogas; proibição de frequentar bares ou casas noturnas; manter endereço atualizado e o comparecimento periódico ao Judiciário.
Caso haja descumprimento, o benefício da progressão pode ser revisto.
Condenação
A condenação de Mamedio ocorreu no dia 28 de agosto de 2024, após uma longa sessão do júri popular. O caso, na época, chamou atenção por se tratar de um julgamento de crime de trânsito.
O fato que motivou a condenação aconteceu no dia 3 de outubro de 2020. Segundo foi amplamente divulgado na época, Cristiano Mamedio, após ter consumido bebidas alcoólicas, dirigia uma caminhonete em alta velocidade pela Avenida Brasil, sentido Centro, quando desrespeitou a sinalização de trânsito. Após avançar o sinal vermelho, atingiu um caminhão de carga.
A colisão resultou na morte de Emanuel Felipe Pires Martins, então com 15 anos, e Eurípedes Tomé da Costa Filho, então com 26 anos, que estavam no caminhão. O motorista era Fabiano Mendonça da Silva. Ele ficou ferido gravemente, mas sobreviveu.
Leia também: Em “ronda”, Márcio Corrêa vê nova realidade na UPA da Vila Esperança




