A Prefeitura de Anápolis alerta: o prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU) vence na próxima quinta-feira, 20/05. Essa é a data limite para que os contribuintes possam pagar em cota única, com o desconto de 10% e a primeira parcela, caso seja essa a opção de pagamento.
Os contribuintes que forem quitar o imposto à vista e estiverem em dias com a Fazenda Municipal, também terão mais um desconto adicional (e cumulativo) de 5% do programa Contribuinte Legal.
Já os contribuintes que optarem em fazer o pagamento de forma parcelada, poderão fazê-lo em até 8 vezes, dependendo do valor do tributo, sendo que nenhuma parcela poderá ter valor menos do que R$ 110,00.

Segundo o diretor da Receita Olisomar Pires, não há previsão de uma nova prorrogação do prazo. Conforme orienta, os contribuinte que receberam os carnês do IPTU pelos Correios com data de pagamento de 20 de abril, podem realizar o pagamento apenas nas casas lotéricas e na Caixa Econômica Federal.
Os contribuintes que quiserem pegar a guia com a data correta de vencimento (20 de maio), podem utilizar os canais presenciais (unidades do Rápido da Jaiara e Anashopping e guichês da Receita no Centro Administrativo) ou on line, no site oficial do Município, no Zap da Prefeitura/Zap Rápido/Zap Rápido IPTU.
As guias do ITU (o imposto dos lotes) são disponibilizadas nas unidades presenciais e nos canais on line da Prefeitura.
O imposto
Conforme a Secretaria Municipal de Economia, a planta de valores do IPTU/ITU 2021 não teve aumento, mas, conforme previsão legal, sofreu apenas a atualização monetária de 4,23%. Eventuais majorações podem ocorrer em casos de regulação de áreas ocorridas com o georreferenciamento.
Outro dado importante é que neste exercício, a Taxa de Serviços Urbanos, a TSU (que é cobrada junto com o IPTU) e a Contribuição de Iluminação Pública (que é recolhida na conta de energia elétrica), tiveram reduções de 5% e 4,6%, respectivamente.