Na sessão ordinária desta terça-feira, 13/6, debates acirrados envolveram vereadores na Câmara Municipal de Anápolis e o corregedor da casa, vereador Jakson Charles, alertou para que os seus pares estejam atentos ao cumprimento do regimento interno.
Mais uma vez, a temperatura voltou a subir nos debates da Câmara Municipal de Anápolis. Desta vez, a discussão envolveu o presidente da casa, Domingos Paula (PV) e o vereador Delcimar Fortunato (Avante).
A discussão deu-se em razão do uso dos veículos do Legislativo. O vereador Delcimar Fortunato reclamou estar havendo restrição de uso e publicamente, abriu mão do uso do veículo oficial.
O presidente explicou que foram adquiridos seis veículos para uso dos 23 vereadores em atividades estritamente ligadas à representação parlamentar.
Ele citou o episódio envolvendo o colega Delcimar, o qual foi amplamente divulgado em redes sociais, onde ele- Delcimar- aparecia filmando a placa de um carro na rua e discutia com algumas pessoas, enquanto estava com um dos veículos da Câmara estacionado em cima de uma calçada.
No debate, o presidente disse que conversou com o primeiro secretário da Mesa Diretora, cabo Fred Caixeta (Avante), no sentido de que os veículos sejam utilizados no período de segunda a sexta-feira, tão somente para atividades parlamentares.
Ele, ainda, salientou que em atividades partidárias, cada vereador deve usar o veículo próprio.
“Não aceito ameaça”, disse Domingos Paula, acrescentando que tanto sua vida pública quanto a pessoal são pautadas na transparência e que pode falar “com tranquilidade sobre qualquer assunto”.
Na réplica, o vereador Delcimar Fortunato afirmou não querer polemizar com a fala do presidente.
O vereador Jakson Charles (PSB) alertou que os debates acalorados estão fazendo com que a casa esteja sendo motivo de chacota na cidade e, no cumprimento de seu papel de corregedor, ele orientou que os vereadores tenham “respeito, comedimento e corporativismo na defesa dos interesses do Legislativo”.
O parlamentar disse, ainda, que os vereadores devem ficar atentos ao cumprimento do regimento interno e pediu que os debates tenham foco nas pautas que são inerentes ao trabalho de cada vereador.
Ele concordou com o presidente que todos os assuntos possam ser trazidos à plenário, mesmo envolvendo questões pessoais, mas que haja respeito no uso das falas.
Leia também: “Estamos sendo motivo de chacota”, desabafa corregedor da Câmara Municipal de Anápolis


