Debates acirrados entre vereadores motivaram debate de mais de uma hora e meia no parlamento anapolino, na sessão ordinária dessa terça-feira, 6/6. Para o vereador Jakson Charles, essa conduta poderia ser repensada.
Como já diria o ex-vereador Mauro Severiano: “Parlamento é para parlar”, ou seja, a tribuna da Câmara Municipal é o lugar do debate, onde os vereadores anapolinos discorrem sobre vários assuntos.
Ocorre, entretanto, que muitas vezes o debate foge um pouco das pautas sociais e os vereadores acabam trocando farpas uns com os outros, em alguns momentos, conduzindo a fala para ofensas de cunho pessoal.
Na sessão ordinária desta terça-feira, 6/6, a sessão teve ao menos uma hora e meia de debates acalorados entre vereadores, por motivações diversas.
Houve, por exemplo, troca de acusações entre os vereadores João da Luz e Delcimar Fortunato, discussão essa que acabou partindo para o lado pessoal, trazendo a tona problemas antigos que ocorreram no mandato de João da Luz.
A vereadora Andreia Rezende usou a tribuna para falar sobre os ataques de Delcimar ao seu irmão, o deputado estadual Amilton Filho.
Também houve troca de farpas entre o vereador Policial Federal Suender e o presidente da casa, Domingos Paula.
Nesse vai e vem de falas, o vereador Jakson Charles, que é o corregedor do Legislativo e, também, líder do Poder Executivo, fez um alerta: “Estamos sendo motivo de chacota lá fora e a culpa é nossa. Se continuarmos assim, vão chegar as eleições e a resposta virá nas urnas”.
O alerta é válido e pertinente, assim como a colocação feita logo em seguida pelo presidente Domingos Paula, que os vereadores têm plena liberdade de uso de suas falas. O que é uma garantia regimental, inclusive.
O que tira desse debate, e aí todos os vereadores devem concordar, é que as falas e discursos devem se pautar, primeiro, no interesse público e, segundo, no bom senso e razoabilidade.
Isso para que, como disse o vereador Jakson Charles, a Casa de Leis não sirva de chacota.
Ao contrário, aliás, que ela seja, como propõe o presidente, um local de debate e democracia.





Leia também: Teste do Pezinho: diagnóstico rápido pode transformar e salvar vidas
Câmara de vereadores é igual buzina em avião não serve pra nada.