fbpx
VERSÃO FLIP
domingo, 26 de março, 2023
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 26 de março, 2023
Contexto

Dentes tortos complicam a saúde

de Carolina Umbelino
28 de agosto de 2009
em Saúde
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

A boca exerce várias funções, como a mastigação, a deglutição e a fala, sem contar o aspecto estético, que tem importância psicológica. Um tratamento ortodôntico eficaz é capaz de melhorar estas funções e, consequentemente, a saúde. Mas, os aparelhos ortodônticos não são acessórios. Esse tipo de intervenção visa corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Os dentes tortos não causam apenas má aparência, como também podem contribuir para ocasionar problemas de saúde bucal e até dores na região do pescoço, ombros e nas costas.
“Os aparelhos ortodônticos têm a função de corrigir as más-oclusões. A má-oclusão acontece quando os dentes, e/ou as bases ósseas que os suportam, estão fora de posição prejudicando a estética e a função mastigatória”, explica o ortodontista Edílson Figueiredo. Os aparelhos normalmente aplicam força sobre os dentes, fazendo-os mudarem de posição. Mas, também, é possível usá-los para modificar uma tendência de crescimento desfavorável, ou para eliminar algum fator local que seja responsável pelo mau posicionamento.
Uma dentição torta não tratada pode trazer sérias complicações para o paciente. Se o organismo for capaz de compensar o problema, a pessoa conviverá somente com alguma limitação ou deficiência. Entretanto, quando um caso não é tratado, a longo prazo, os dentes estarão sofrendo sobrecarga e ficarão expostos a problemas ainda no futuro, comprometendo toda a dentição. “Além dos problemas estéticos e de mastigação, dentes tortos também podem acentuar problemas periodontais (da gengiva) e, dependendo do tipo da má-oclusão, agravar problemas da ATM (articulação temporo mandibular)”, diz Edilson.
A maneira como a maioria das pessoas identifica um problema ortodôntico é pela estética. Mas existem outros sinais que carecem de atenção. Entre os 6 e 12 anos, por exemplo, acontece o período da dentição mista – uma parte dos dentes é “de leite” e outra parte de permanentes. É preciso, portanto, observar as funções das crianças, como a respiração pela boca – quando os dentes superiores aparecem muito, existe grande diferença na cor dos lábios, o rosto fica longo e o nariz é curto e arrebitado, o que altera o crescimento da face. Além disso, os hábitos de chupar dedo, chupeta, ou falar colocando a língua entre os dentes também podem causar mudanças no crescimento dos ossos e problemas ortodônticos.
Para a maioria dos casos de mau posicionamento dentário, os médicos recomendam iniciar o tratamento após a troca dos dentes – para que o trabalho seja definitivo. “A idade para se iniciar um tratamento ortodôntico depende do tipo de má-oclusão. Geralmente, quando as bases ósseas estão envolvidas ou a estética e função estão bastante comprometidas se faz necessária uma intervenção mais precoce” afirma o ortodontista. Em caso de dúvidas, é indicado fazer uma avaliação com ortodontista quando do inicio das trocas dentárias (por volta dos 6 anos).
Os problemas ortodônticos mais comuns são apinhamento dentário, ou seja, dentes por cima do outro, devido à falta de espaço; dentes projetados para a frente; mordida errada (mordida cruzada e/ou mordida profunda); dentes espaçados, dentre outros. É muito comum, também, pacientes adultos necessitarem de tratamento ortodôntico para melhorar as posições dentárias antes de se submeter à reabilitação oral, através de implantes e/ou próteses.

Tempo de tratamento
Um tratamento ortodôntico demora, em média, dois anos. Este é o tempo necessário para se realizarem todos os movimentos que tendem a colocar os dentes em suas posições corretas. Normalmente, o aparelho é ativado mensalmente, trocando-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, o que permite a realização de movimentos mais precisos. “O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica e da colaboração do paciente, variando, em média, de 18 a 36 meses”, explica Edilson. Uma vez constatada a necessidade do tratamento ortodôntico, o paciente, após avaliação clínica odontológica geral, deve procurar o especialista em ortodontia indicado pelo seu dentista, ou, consultar o CRO-GO (Conselho Regional de Odontologia de Goiás), ou, ainda, a ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – Seção Goiás).
É fundamental, também, que se visite regularmente seu cirurgião dentista (o ideal é seis em seis meses) para procedimentos preventivos – limpeza e aplicação de flúor, por exemplo – e restauradores. Isto, aliado aos cuidados em casa com a higiene bucal, seguindo-se as recomendações do profissional quanto ao uso correto do fio dental e da escova dental, bem como hábitos alimentares saudáveis, devem proporcionar uma boa saúde bucal ao longo da vida.

Tipos de aparelhos
Em resumo, existem dois tipos de aparelhos: os removíveis – placas ortodônticas, aparelhos ortopédicos funcionais; e os fixos com suas várias técnicas e filosofias. “Há, ainda, os aparelhos auxiliares como disjuntor ou expansor palatino – aparelhos no céu da boca, aparelhos externos, como a máscara facial, por exemplo, elásticos, micro parafusos dentre outros”, contabiliza o ortodontista. Cada aparelho tem sua função específica, dependendo das necessidades do paciente e da formação do profissional, mas os objetivos são os mesmos: harmonizar a estética e a função mastigatória.
O aparelho, sozinho, não provoca cáries. É verdade que o aparelho fixo dificulta a escovação e o uso do fio dental, além de permitir que as bactérias encontrem mais facilidades para aderir aos dentes. Por isso, quem usa aparelho precisa tomar alguns cuidados na escovação. A técnica de escovação mais indicada é aquela com movimentos circulares, escovando-se dente por dente. A escova ideal, por sua vez, é a reta e macia, que contenha os tufos de cerdas mais separados, para facilitar a limpeza. Outra atitude importante é no uso do fio dental, que deve ser colocado por baixo do fio do aparelho e depois passado entre os dentes.
É de vital importância, também, que o paciente fale com o ortodontista se tiver alguma dificuldade na escovação, para que o resultado do tratamento ortodôntico não seja prejudicado.

Mais Artigos

Zacharias Calil

Medicamento inovador criado por Zacharias Calil pode ser fabricado em Anápolis

de José Aurélio Mendes
24 de março de 2023
0

Deputado Federal e cirurgião pediátrico, famoso por separar gêmeos siameses, Zacharias Calil desenvolveu droga capaz de curar tumores. Ele esteve...

Abertas as inscrições para a XII Conferência Municipal de Saúde

de Redação
23 de março de 2023
0

Evento acontece de 28 a 30 de março e antecede encontro em âmbito nacional A cada quatro anos a saúde...

Síndrome de Down não é mais considerada uma doença, mas uma condição

APAE Anápolis é lembrada no Dia da Síndrome de Down

de José Aurélio Soares
19 de março de 2023
0

Data reforça a importância de apoiar e incluir as pessoas com essa condição na sociedade Nesta terça-feira, 21 de março,...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Meu lote, Minha História – Prazo para enviar documentos se encerra nesta sexta, 24

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Prefeitura divulga resultado preliminar da segunda etapa do Meu Lote, Minha História

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conheça cinco das frutas mais caras do planeta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mega leilão com 6 mil veículos é anunciado pelo Detran-GO

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar