Antônio Gomide (PT), Amilton Filho (MDB), Coronel Adailton (SD) e Vivian Naves (PP) apresentaram, juntos, 275 tipos de propostas na Assembleia Legislativa
Ao longo de 2024, os deputados da base de representação de Anápolis na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) apresentaram 275 tipos de proposituras diversas: projetos de leis, requerimentos e outros instrumentos que fazem parte do processo legislativo.
Vale ressaltar que são apenas números e esses números, obviamente, não retratam a condição de um parlamentar ser melhor ou pior do que o outro, já que existem atividades outros às quais os parlamentares desempenham no mandato que são tão quão ou, às vezes, até mais importantes em termos de resultados.
Mas, a estatística de produtividade é válida. Mesmo porque, a população carece de saber que o seu representante está atuante.
O levantamento realizado pelo CONTEXTO traz apenas dados gerais e não entra, portanto, no mérito das propostas que foram apresentadas. Vale ressaltar que parte delas ou foram aprovadas, ou foram rejeitadas ou, ainda, se encontram em tramitação na Casa de Leis de Goiás.
Mas, vamos aos números. Começando pelo deputado Antônio Gomide (PT), que ano passado, segundo consta no Portal da Alego, apresentou 68 proposituras, sendo desse total 38 Projetos de Leis Ordinárias (PLOs) e 30 Requerimentos.
Amilton Filho (MDB), apresentou um total de 86 proposituras, sendo desse total 38 PLOs e 52 Requerimentos.
Já o deputado Coronel Adailton (SD), apresentou na Assembleia 90 proposituras, sendo: 32 PLOs, 53 Requerimentos; 01 Projeto de Lei Complementar; 02 Projetos de Resolução; 01 Proposta de Emenda Constitucional.
A deputada Vivian Naves (PP), única que entre os quatro deputados de Anápolis está no exercício do primeiro mandato, teve 31 proposituras apresentadas em 2024, sendo 21 PLOs e 10 Requerimentos.
![](https://portalcontexto.com/wp-content/uploads/2025/01/Captura-de-tela-2025-01-10-115757.jpg)
Plataforma
A ferramenta de busca da Alego é bastante interessante para quem quer acompanhar as atividades dos parlamentares, referentes a apresentação de proposituras, uma parte entre várias atividades que os deputados e deputadas realizam através dos seus respectivos mandatos.
Por exemplo, para além de proposituras, os parlamentares [não só os de Anápolis, mas os 41 integrantes da Alego] podem destinar emendas às suas bases de representação, sobretudo, as chamadas emendas impositivas.
Podem, ainda, os deputados, articularem ações políticas junto aos congressistas (deputados e senadores) para levar recursos, projetos e outros benefícios para suas regiões. Ainda, realizar audiências públicas para debater projetos de interesse público. Enfim, são várias as atribuições e é importante que todos possam acompanhar esse trabalho, afinal, são eles, deputados e deputadas, os nossos representantes eleitos e nada mais justo do que ter essa prestação de contas.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.