O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (6) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 não será cancelado, apesar do vazamento de imagens da prova no primeiro dia de aplicação, no domingo (5).
Durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro assegurou que a Polícia Federal (PF) está investigando o incidente.
Imagens de uma prova de redação do Enem 2023 circularam amplamente nas redes sociais e em grupos do WhatsApp.
O ministro enfatizou que a primeira etapa das provas do Enem 2023 teve um balanço positivo, com apenas “ocorrências pontuais”.
No primeiro dia de exames, 4.293 candidatos foram eliminados devido a violações das regras, como portar equipamentos eletrônicos, sair da sala antes do horário permitido (15h30), utilizar materiais impressos e não seguir as orientações dos fiscais, todas essas infrações previstas no edital.
No dia anterior, os estudantes enfrentaram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. As questões de ciências da natureza e matemática serão aplicadas no próximo domingo (12).