Este é um famoso slogan de uma ilha turística da Alemanha cujos moradores jamais permitiram que nela houvesse carros. Esse conceito, na sua mais pura essência, como sabemos, é absolutamente contracultural. Na linda música Viena, Billy Joel diz o seguinte:
“Vá devagar, sua criança louca
Você é tão ambicioso para um jovem
…Onde está o fogo?
Pra quê a pressa?
É melhor você se acalmar antes que você perca tudo
Você tem tanto o que fazer e tão poucas horas em um dia
…Você vai se perder antes mesmo de chegar na metade do caminho
…Quando você vai perceber que Viena espera por você?”
Somos uma sociedade da velocidade, da ação, do cansaço. Andamos velozes e furiosos querendo alcançar tudo em pouco tempo, mas o resultado tem sido o esgotamento cada vez mais precoce, a irritabilidade, as emoções fragmentadas, o burnout. Corremos freneticamente atrás da vida, que está passando por nós. Perdemos a vida que buscamos, porque nos distanciamos de sua essência.
Rubens Otoni tem avaliação máxima do Índice Legisla Brasil
Nestes dias de hipervelocidade é bom repensar prioridades. Há um ditado irlandês que diz: “Deus criou o tempo e o homem criou a pressa”. Temos dado muito mais valor ao amanhã do que ao presente e corremos o risco de ganhar o mundo e perder a alma, como Jesus nos advertiu.
Quando foi a última vez que você dormiu o suficiente para descansar? Que tirou férias? Saiu para pescar com amigos, para comer um churrasco em casa, tomar um vinho ou fazer uma caminhada tranquila e despretensiosa? Quando você tirou tempo para ficar com sua esposa sem pressa, apenas deixando a brisa passar lentamente? Quando foi que você esteve silenciosamente com Deus deixando a alma sossegar, ressignificando a vida?
A verdade é que Deus tem tempo para tudo. Quando estamos com pressa não aproveitamos o que ele nos tem dado, não saboreamos o gosto da comida, não experimentamos diferentes sabores. Cada pessoa tem um tempo único e suficiente dado por Deus.
A vida é um grande quebra-cabeça no qual estamos construindo uma figura. Nossa pressa é decorrente da ansiedade, mas não devemos ficar preocupados, afinal, Deus nos conhece e sabe o que é melhor para nós. Portanto, não seja apressado com a pressa. Foi Deus quem criou o tempo. Cuidado para não se perder antes mesmo de chegar na metade do caminho.