Segundo o órgão administrativo, retorno será controlado e todas as medidas de prevenção serão exigidas
Da Redação
O Estado de Goiás, por meio da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), anunciou, nesta terça-feira (3), o retorno das visitas a detentos do sistema prisional de Goiás. O órgão administrativo informou que as visitas mensais estão autorizadas e estarão cobertas pelo protocolo de segurança montado para a prevenção contra o coronavírus.
Em uma coletiva de imprensa, o diretor da DGAP, coronel Augusto da Cruz, afirmou que o retorno das visitas só foi possível graças aos poucos casos de covid-19 no meio penitenciário.
Segundo o último boletim da DGAP, 6.370 testagens foram realizadas até agora nos presos, com 4.747 casos suspeitos de covid-19 descartados e 1.623 confirmados. Ainda conforme o órgão, dos 22 mil detentos (contando com os do regime aberto, semiaberto e fechado), há apenas um em internação. Cinco óbitos foram confirmados até o momento.
O diretor declarou que o retorno das visitas será progressivo, uma vez que será acompanhado de avaliação dos quadros de covid-19 e cumprimento das normas de segurança. Está permitida uma visita social mensal, com duração de uma hora. A DGAP ficará responsável por fornecer ao custodiado máscara de proteção e álcool em gel.
As visitas serão realizadas no parlatório, espaço individual específico para a visitação, ou em local aberto, com distanciamento mínimo de dois metros. Visitas íntimas continuam vedadas.
Ainda conforme a DGAP, não serão permitidos visitantes do grupo de risco da covid-19, como gestantes, menores de idade e idosos com 60 anos ou mais.
Por fim, o diretor informou que as visitas virtuais, que haviam sido adotadas anteriormente, continuam mantidas. “Todo advogado, procurador, pode agendar uma entrevista virtual com seu cliente”, finaliza.
Com informações da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP)