12 de junho é uma data especial para muitas pessoas. Conhecida, aqui no Brasil, como Dia dos Namorados, é uma celebração não só daqueles que ainda estão na fase do namoro, em si, mas por parte daqueles que, mesmo casados, são os eternos namorados.
Uma data especial. Hoje, 12 de junho, Dia dos Namorados, é uma data comemorada pelos namorados e, também, por aqueles que já consagraram a união pelo casamento.
Mas, muita gente tem dúvida sobre a origem dessa celebração.
Para alguns historiadores, a comemoração do Dia dos Namorados vem lá da Idade Média e remete ao Dia de São Valentim, que foi condenado à pena capital. Valentim lutou contra as ordens do então imperador romano Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras. Achava ele, diz a história, que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentim morreu no dia 14 de fevereiro. Assim, em alguns países, o Dia dos Namorados é celebrado nessa data.
Por outro lado, a data do Dia dos Namorados é comemorada por questões meramente ligadas ao marketing: propaganda, vendas, lucros, etc.
É fato que se tornou uma espécie de cultura a troca de presentes entre os casais.
O que não é rui, aliás. Inclusive, para a economia. E, também, por ser um gesto que demonstra carinho, reconhecimento.
Por aqui, no Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio (13 de Junho), que é um santo português associado ao casamento.
Mas, independente da questão da origem ou das verdades e mitos, é certo que o Dia dos Namorados é um dia especial e um dia dedicado para se celebrar o amor e a união.
E, independente de haver ou não presente, o compartilhamento de vidas e sentimentos é o que mais importa.
Assim, namorados e casados, não se esqueçam de anotar que esse dia especial pode (e deve) ser mais um dia para entrar na página da história de cada um.
Leia também: Procon Anápolis divulga pesquisa sobre presentes e preços para o Dia dos Namorados