A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis realizou uma sondagem para identificar o comportamento do consumidor, em relação às compras para o presente do Dia dos Pais. A pesquisa contou com uma amostra de 400 pessoas e foi realizada no período de 13 a 17 de julho último, sendo que a margem de erro é de 4,3%. O trabalho foi coordenador pelo economista Márcio Dourado Rocha.
De acordo com o levantamento, 41% dos entrevistados apontaram que pretendem presentear com roupas; 16% com calçados; 9% com perfumaria. Esse dado coincide com a pergunta sobre o que os pais gostariam de ganhar. No caso: roupas (48%) e calçados (20%). Em relação ao ano passado, 89% dos pais afirmaram que ficaram satisfeitos com o presente recebido, enquanto 11% declararam insatisfação. Para a pergunta “A quem presentear?”, as respostas foram: pais (46%), sogro (7%), tio (4%), avô (2%), padrasto (2%) e outros (3%). Os dados revelam, ainda, que 36% das pessoas não vão presentear ninguém no dia dos Pais e entre aquelas que vão presentear, 9% estão indecisas sobre o que comprar.
Acerca da despesa com o presente para o Dia dos Pais, observa-se que em 2009 a média de gastos ficou próxima de R$ 90,00, o que significa queda em relação ao que apresentou a pesquisa de 2008, que teve média de R$ 140,00.
Quanto aos locais de compra, as lojas de rua apresentaram maior desempenho (63%), seguidas por shoppings (13%), camelódromos (9%) e galerias (8%). Os meios de pagamento citados foram dinheiro (48%), Cartões de Loja (21%), Cartões de Crédito (20%), Crediário (8%), Cheque pré-datado (1%) e Outra (2%).
Redescobertas das ferrovias: trilhos para o progresso
Transporte seguro, barato e não poluente, o modal ferroviário é visto como a alternativa mais eficiente para dinamizar o crescimento...