O universo cinematográfico e da atuação perdeu um de seus grandes atores nesta quarta (30). A família de Bruce Willis anunciou que o ator, de 67 anos, se aposentará depois de um diagnóstico de afasia, um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade comunicativa. Rumer Willis, uma das filhas do ator, divulgou o comunicado no Instagram.
“Aos incríveis apoiadores de Bruce, como família queremos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por problemas de saúde e foi diagnosticado recentemente com afasia, que está impactando suas habilidades cognitivas”, diz o comunicado. “Como resultado disso, e após muita análise, Bruce está saindo da carreira que significou tanto para ele”, informa a família.
Resta pouco mais de um mês para regularização do título de eleitor
Nascido na Alemanha, mas criado nos Estados Unidos, Bruce Willis estourou na televisão ao lado de Cybill Shepherd na série “A gata e o rato” e virou um ator muito famoso em Hollywood em “Duro de matar” (1988). Ele também ficou muito conhecido em filmes como “Pulp Fiction: Tempo de Violência” (1994), “Armageddon” (1998) e “O Sexto Sentido” (1999).
Willis e a atriz Demi Moore foram casados por 13 anos e tiveram três filhas (Rumer, Tallulah e Scout). Com sua atual esposa, a modelo Emma Heming Willis, ele tem outras duas filhas (Evelyn e Mabel). O ator americano ganhou dois Emmys: um foi pela série “A gata e o rato”, em 1987; e outro por uma participação em “Friends”, em 2000.
Afasia
As afasias são condições que alteram a capacidade dos pacientes de se comunicar de forma adequada afetando as seguintes funções: capacidade de falar ou se expressar verbalmente; a compreensão da linguagem verbal; a compreensão da linguagem escrita (leitura); e a capacidade de escrever. Normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que, geralmente, acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.