VERSÃO FLIP
segunda-feira, 30 de junho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 30 de junho, 2025
Contexto

Direto ao Ponto

de Redação
2 de junho de 2023
em Colunas
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0

Sobre a trincheira

A construção da trincheira (ou viaduto) sobre a BR 153, nas imediações do antigo clube Lírios do Campo, depende, agora, apenas, da liberação por parte da Ecovias do Araguaia, empresa que tem a concessão para explorar, comercialmente, a rodovia e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Foi o que disse o Prefeito Roberto Naves, em entrevista coletiva na manhã de terça-feira, 30, na Câmara Municipal. Segundo ele, o que dependia da Prefeitura e dos órgãos oficiais de governo já está tudo providenciado.

Ressalte-se que a obra será custeada pelo Município. Quando concluída, a trincheira será uma nova alternativa para a logística de trânsito entre o setor Recanto do Sol e a região do Bairro Boa Vista.

Tiradentes

O anunciado recapeamento da Avenida Tiradentes, uma das vias públicas mais emblemáticas de Anápolis e que faz parte do contexto histórico do Município, pode não acontecer, pelo menos, por enquanto.

É que, embora conste do programa de pavimentação em andamento, a obra esbarraria no contingenciamento de verbas federais provenientes de emendas parlamentares para sua definição.

Na Câmara Municipal esboça-se um movimento no sentido de se “salvar” o projeto de recapeamento da Tiradentes, um sonho dos moradores e comerciantes daquela região.

Proteção a crianças

O Ministério Público, em Anápolis, reuniu-se com a Polícia Técnico-Científica do Estado e integrantes do Conselho Tutelar para tratar sobre o Protocolo de Atendimento às Crianças e aos Adolescente Vítimas de Violência. 

A promotora Mayza Morgana Chaves disse aos presentes que toda a rede de proteção precisa estar alinhada para estabelecer um fluxo de atendimento de acordo com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente Vítima de Violência.

A fala dela se deu após a conclusão do grupo de que estaria havendo divergências entre a 10ª Coordenação Regional e os Conselhos Tutelares de Anápolis acerca dos procedimentos quando da realização de exame pelos peritos criminais.

Nós que amamos Anápolis

Gostaríamos de conhecer a lista dos 100 eventos que estariam programados para, ainda, este ano no Centro de Convenções, conforme foi divulgado por fontes oficiais, Que eventos são esses? E, lembrar que faltam sete meses, 210 dias, para acabar o ano.

Temos interesse em saber o por quê de não se falar mais sobre a ocupação da decantada área que teria sido desmembrada da Plataforma Multimodal e quais seriam as mais de 100 empresas que estariam na fila à espera de uma área para se instalarem. Ou, isto não procede?

Temos o direito de saber por que os artistas (principalmente cantores) locais não são convidados para se apresentarem em eventos públicos (quando são, recebem uma ninharia) que contratam artistas “de fora” com cachês pra lá de milionários. Estes vêm, cantam dez músicas, em média, e vão embora com “a sacola cheia”. 

Não compreendemos por que, quase sempre, empresas “de fora” (inclusive de outros estados) ganham as licitações (concorrências públicas) para a realização de obras físicas e sociais em Anápolis, enquanto as empresas locais ficam de fora. Seriam elas incapazes, desinteressadas, negligentes, ou, outras coisas?

Todos os anos, o Ministério da Saúde pública o Boletim Epidemiológico HIV/AIDS, que compila todas as estatísticas sobre essa epidemia no País. O documento é fundamental para guiar as políticas públicas do setor e saber em quais áreas, ou problemas, o governo deve concentrar os esforços.

A última edição (dezembro de 2022) reforça a tendência de subida nos casos de HIV entre idosos (homens e mulheres), apesar da queda geral nos diagnósticos em 2020 e 2021, por causa da pandemia de covid-19. Só para se comparar, 360 brasileiros com mais de 60 anos testaram positivo para o HIV em 2011.

Essa taxa subiu ano após ano e chegou a 1.738 em 2019. Mesmo com toda a crise pandêmica dos últimos anos, foram 1.517 diagnósticos de HIV entre os brasileiros mais velhos em 2021. Isso representa um salto de quatro vezes em uma década.

Sonho americano

O sonho de passear, ou morar, na América do Norte, mais precisamente nos Estados Unidos está, cada vez, mais difícil.

Agora mesmo, a embaixada do país norte-americano no Brasil informou que o valor do visto para a entrada de turistas vai passar de 160 para 180 dólares. Ou seja, de 799 para 954 reais. E, não é só isso.

O tempo de espera pode chegar, a, até, 610 dias, mais de um ano e meio. Talvez seja por isso que muita gente tem tentado entrar nos EUA pela fronteira do México, uma aventura pra lá de perigosa e que tem custado a vida de várias pessoas que optam por esta alternativa.

Pelo que se ouve nos bastidores, uma grande surpresa política está para explodir em Anápolis, o que, em tese, pode mudar todo o processo sucessório do ano que vem.

A obra mais demorada da história de Anápolis é, indiscutivelmente, o famigerado anel viário do DAIA, que só teve data para começar. Ninguém sabe quando vai (se é que vai) terminar.

A febre das redes sociais é tamanha que as autoridades, antes abordada pelos profissionais da imprensa, têm preferido, elas próprias, prestarem as informações via Face Book, WhatsApp e outros meios.

Rótulos: Direto Ao ponto

Mais Artigos

Boa Prosa – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
30 de junho de 2025
0

Hospital de Urgências na UTI Prestes a completar 20 anos desde que foi implantado em Anápolis (agosto de 2005), o...

Direto ao Ponto – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
29 de junho de 2025
0

Confira a coluna de variedades assinada pelo jornalista Nilton Pereira Embora pareça legal, causa estranheza o fato de que grande...

Contexto Político

Confira alguns dos destaques do cenário político em Anápolis e de Goiás

de Claudius Brito
27 de junho de 2025
0

Claudius Brito- O senador Vanderlan Cardoso (PSD) entregou ao prefeito Márcio Corrêa (PL), caminhões e máquinas avaliados em cerca de...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Fábrica da multinacional Kingspan Isoeste em Anápolis. Foto: Reprodução

    Isoeste inaugura sua maior fábrica na América Latina no Paraguai

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio Corrêa fala sobre “Anápolis na Roda” e faz anúncios em audiência pública

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Empresário anapolino anuncia possível expansão para Paraguai e critica cenário industrial brasileiro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Brasileira é encontrada sem vida após cair durante trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Fraude leva empresa de Anápolis a um prejuízo de R$ 8 milhões

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui