Confira a coluna de variedades assinada pelo jornalista Nilton Pereira
Itapirapuã, na região Oeste do Estado, foi oficialmente reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, para exportar melancia, melão e abóbora, para países do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Assim, Goiás passa a ter 19 municípios habilitados para exportarem cucurbitáceas a países que impõem restrições fitossanitárias à praga da ‘mosca branca’.
Aos poucos, o Cerrado Brasileiro vê diminuídas sua exuberância e sua importância no equilíbrio ecológico/ambiental, uma perda irreparável. E, uma da principais causas é a repetida incidência de incêndios que consomem, todos os anos, imensas áreas dessa importante cobertura vegetal. Os governos, ainda, não encontraram uma forma de conter isso.
O Ministério Público de Goiás recomendou à Câmara Municipal de Abadiânia a anulação formal do ato administrativo que antecipou, de forma inconstitucional, a eleição da mesa diretora para o mandato de 2026. Também, a 3ª Promotoria de Justiça de Valparaíso de Goiás, sugeriu à Câmara Municipal que anule a eleição antecipada da Mesa Diretora, realizada em 7 de agosto de 2025, para o biênio 2027/2028.
Lançada em Goiás uma ação inédita no Brasil que visa assegurar a identidade civil e biométrica dos recém-nascidos, ainda, nas unidades hospitalares. O Projeto Identificação Neonatal Goiás é fruto de uma colaboração entre a Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil e a Secretaria de Estado da Saúde. A intenção é eliminar o risco de trocas e garantir mais segurança nos partos.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.