A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou nesta semana o Disque Idoso. O número para fazer denúncias de maus tratos contra a terceira idade é 3902-1514. A central de atendimento funciona junto com o Conselho Municipal de Idosos, mantido pela administração municipal.
De acordo com o secretário da pasta, Francisco Rosa, o Disque Idoso é o cumprimento de uma lei federal que oferece proteção aos idosos, devido a índices registrados de violência. Além do incentivo à prática da denúncia, ele explica que o serviço é extensivo a qualquer pessoa que tenha presenciado maus-tratos ou saiba aonde estão sendo praticados ou onde ocorrem com freqüência.
Francisco Rosa afirma ainda que, a partir das denúncias, é feito um encaminhamento para assistentes sociais e psicólogos. E, dependendo da gravidade da denúncia, as vítimas são destinadas às unidades de assistência do município, como CRAS e CREAS. Quando necessário, os casos serão investigados pelo Ministério Público.
Para o promotor de justiça e curador da saúde de Anápolis, Marcelo Henrique dos Santos, no Brasil apenas 13 cidades já possuem esse atendimento específico ao idoso. “Anápolis sai na frente e tem adotado medidas de assistência à melhor idade”, declara.
Maior casa na árvore do Brasil une infância, lazer e luxo em um refúgio inesquecível no coração de Goiás.
Refúgio combina arquitetura sustentável, experiências exclusivas e conforto em 200 m² suspensos entre mangueiras centenárias. Em Abadiânia, Goiás, um sonho...