fbpx
VERSÃO FLIP
quarta-feira, 29 de março, 2023
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 29 de março, 2023
Contexto

Doenças da água: a importância de se lavar a caixa

de Carolina Umbelino
30 de outubro de 2009
em Saúde
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0

Mais de 10 mil pessoas ficaram doentes entre 1999 e 2008, devido ao consumo de água contaminada no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam, ainda, que na maioria dos casos, mais de 40%, a contração de doenças pelo consumo de água imprópria ocorre dentro das residências. Esses índices epidemiológicos revelam a necessidade de se utilizar água tratada e ingredientes seguros no preparo de alimentos. Muitas vezes, não tomamos os cuidados necessários com as condições de limpeza das caixas d‘água, por exemplo. O que se torna um fator de risco para a contaminação dos alimentos.
Segundo Sandra Cristina dos Santos Moura, supervisora do controle de qualidade da Saneago – Anápolis fazer a limpeza da caixa d‘água não oferece nenhum risco biológico. E ajuda a manter a qualidade da água que chega até às nossas torneiras. Mas apesar disso, esse não é um hábito comum na cidade. “É preciso lavar a caixa d‘água de seis em seis meses, porque existe o risco de contaminação externa, através de insetos, por exemplo, já que nunca se consegue 100% de vedação”.
Qualquer recipiente em que uma substância fica depositada por muito tempo, precisa de manutenção. E, com a água não é diferente. Essa limpeza pode ser feita somente com a própria água e uma escova limpa. Entretanto, se houve contaminação externa, recomenda-se o uso de hipoclorito de sódio. “O uso de outros produtos durante a manutenção da caixa vai depender do histórico. Se nesse espaço de tempo não ocorreu nenhum incidente, a limpeza deve ser feita apenas com água”, explica Sandra. A água sanitária também pode ser usada durante a limpeza. Através de um processo de três enxágues: faz-se a primeira lavagem com água, depois se usa água sanitária, e finalmente, água tratada novamente.
No município de Anápolis, aproximadamente, 5% das residências ainda não têm água encanada. Nesse caso, algumas providências podem ser tomadas para melhorar a qualidade da água. Quanto às casas que possuem cisternas (poços rasos), a orientação é que se use o líquido apenas na limpeza e manutenção, para consumo, recomenda-se comprar ou, em último caso, ferver a água – e adicionar hipoclorito de sódio. “A possibilidade de águas de cisterna sofrerem contaminação por meio das fossas e esgotos é maior devido à pouca profundidade”, orienta Sandra. Já o poço artesiano não corre tanto risco de contaminação, mas as dicas de cuidados antes do consumo são as mesmas.
Análise
A supervisora avisa que se for de interesse do proprietário, é possível, ainda, fazer uma solicitação de análise da água em cisternas, poços artesianos e até naquela que chega através da rede da Saneago. Para isso, basta entrar em contato com o órgão: um funcionário vai até o local, faz a coleta e em poucos dias o interessado tem acesso ao resultado. “Qualquer usuário pode pedir a coleta e o monitoramento da água que recebe na porta de sua casa”, diz.
Entretanto, ela garante que, no caso da água que chega através da rede da Saneago, praticamente não há riscos. O ideal, diz, é que se use a água que vem direto da rua, não há necessidade nem mesmo de filtros – que apenas para resfriam a água, ou, no caso dos mais modernos, retiram o cloro. “Quanto maior o número de recipientes por que esse líquido passar, ai sim, maior será o risco de contaminação. A caixa é um reservatório para os momentos de necessidade – falta d‘água, ou abastecimento insuficiente, como nos horários de pico”.
Segundo Sandra Cristina, devem ser tomados, ainda, cuidados com a água quando em acampamentos. Já que existe maior risco de contrair doenças quando do uso de águas oriundas de fontes naturais superficiais, como rios, ribeirões e córregos. Tomar conhecimento sobre a fonte hidrográfica em questão é essencial, para saber se ela serve, ou não para recreação e lazer. Entretanto, a água para consumo deve ser de origem certificada – água mineral, ou levada de casa.
BOX

Como limpar a caixa d’água
A qualidade da água fornecida pela SANEAGO é garantida, mas é preciso cuidar da caixa para que ela não se contamine. Além de mantê-la sempre fechada para evitar que insetos e pequenos animais entrem em contato com a água, a limpeza deve ser feita, no mínimo, a cada seis meses. Isso evita que os resíduos, que normalmente se formam no fundo, causem doenças como diarréia, verminoses e hepatite.
1. Na escolha do dia, prefira o sábado ou o domingo, dias de menor consumo de água. E não se esqueça de comunicar a todos os moradores sobre a limpeza da caixa d’água.
2. Feche o registro da entrada de água, ou amarre a bóia.
3. Quando começar a esvaziar a caixa, não jogue a água fora. Tente aproveitá-la. Faça a limpeza dos pátios e ruas internas, regue o jardim, lave as vidraças ou reserve alguns baldes para usar a mesma água durante a limpeza.
4. Procure deixar um palmo de água na caixa, essa água no fundo será utilizada na lavagem da mesma.
5. Tampe a saída da água para que a sujeira não desça pelo cano.
6. Lave as paredes e o fundo da caixa com escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio. Nunca use sabão detergente ou outro produto. Evite escova de aço ou vassoura.
7. Retire a água da lavagem com um balde e a sujeira com uma pá de plástico. Para secar, utilize um pano e evite passar nas paredes.
8. Ainda com a saída da caixa fechada, abra o registro, ou utilize a água do balde que reservou antes de começar a limpeza e deixe entrar um palmo de água.

9. Depois, calcule a dosagem conforme a capacidade do reservatório. No caso de 1000 litros é necessário aplicar 200 ppm de cloro, deixando agir por 2 horas.

Mais Artigos

Tuberculose imagem

Estratégia nacional visa livrar o Brasil da tuberculose

de Jornal Contexto
28 de março de 2023
0

Há mais de 140 anos, o médico Robert Koch anunciou a descoberta da bactéria causadora da tuberculose, o que abriu...

crianças plantas

SES-GO alerta para casos de intoxicação de crianças por plantas

de Jornal Contexto
27 de março de 2023
0

Pesquisas revelam que cerca de 2 mil casos de intoxicação de crianças por plantas são registrados todos os anos no...

Zacharias Calil

Medicamento inovador criado por Zacharias Calil pode ser fabricado em Anápolis

de José Aurélio Mendes
24 de março de 2023
0

Deputado Federal e cirurgião pediátrico, famoso por separar gêmeos siameses, Zacharias Calil desenvolveu droga capaz de curar tumores. Ele esteve...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Meu lote, Minha História – Prazo para enviar documentos se encerra nesta sexta, 24

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Conheça cinco das frutas mais caras do planeta

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Medicamento inovador criado por Zacharias Calil pode ser fabricado em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Hediondo – Projeto de Lei prevê pena de até 5 anos para a prática de sexo com animal

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar