O artista estava internado tratando um enfisema, doença degenerativa que agride os tecidos do pulmão
Isaac Bardavid morreu nesta terça-feira (1), aos 90 anos. Entre outros, ele era o dublador do Wolverine, do X-Men, entre outros. O artista estava internado tratando um enfisema, doença degenerativa que agride os tecidos do pulmão, em um hospital de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
A informação foi confirmada pela neta de Isaac, Vick Bardavid. “Hoje, meu vozinho foi morar com Papai do céu, como eu disse para minha filha, virou uma estrelinha. Não que nesse plano ele não tenha sido. Modéstia à parte, o melhor dublador do século, Wolverine que o diga. Um ator de excelência e um patriarca de primeira”, declarou a jovem.
Dublador do Wolverine
Bardavid também dublou a versão brasileira do Esqueleto, vilão da franquia He-Man, Odin (Anthony Hopkins) em produções da Marvel Studios, Capitão Haddock em As Aventuras de Tintim entre outros.
Wendel Bezerra, dublador de personagens como Bob Esponja, Goku, Sanji e Cake Boss, deixou sua homenagem ao colega. “Que honra foi ter conhecido e celebrado o grande Isaac Bardavid em vida. Obrigado por tudo, mestre”.
O último post no perfil oficial de Isaac no Instagram foi no domingo (30), informando o estado de saúde dele. “O quadro respiratório de Isaac teve uma leve melhora depois que os médicos colocaram na posição prona. A saturação melhor, mas ele segue entubado e inconsciete”.
Posição prona é de barriga para baixo. Dessa forma o pulmão fica mais aliviado pois nenhum órgão está em cima dos pulmões fazendo pressão. Então, os pulmões ficam mais livres para trabalharem.
O quadro geral dele ainda era bem grave, mas houve melhora. Entretanto, numa situação de stress, enquanto um órgão se cura, outros trabalham sobrecarregados, o que levou o artista a óbito.