Durante a reinauguração da Escola Municipal Inácio sardinha Lisboa, em Interlândia, o prefeito Márcio Corrêa lembrou os desafios do início da gestão e reforçou que até o último dia do mandato, educação e saúde serão prioridade.
Um entrega de benefício, como já não se via a algum tempo, em Anápolis, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23/7, na Escola Municipal Inácio Sardinha de Lisboa, no distrito de Interlândia.
O evento contou com representantes do Poder Executivo (prefeito Márcio Corrêa, primeira-dama, Carla Lima Corrêa e vários secretários); presidente da Câmara, Andreia Rezende e vários vereadores; também do legislativo, só que estadual, o deputado Amilton Filho; e o Judiciário, presente na pessoa do juiz da Infância e Juventude, Carlos Limongi Sterse.
A representação ainda foi reforçada com as presenças da ex-primeira-dama e ex-deputada estadual Onaide Santillo e o ex-vereador Dario Sardinha, filho de Inácio, que deu nome à escola.
Foram vários discursos e a história da escola, inaugurada em 1978, passou em revista como seu pioneirismo no ensino que se tinha na época na zona rural.
Inácio Sardinha, pai de cinco filhos, entre eles, o caçula Dario, arrumou professor e iniciou ali, quase do nada, no cerrado, uma escolha para seus próprios filhos e outras crianças pudessem estudar.
Era o embrião da escola que leva o seu nome e que, hoje, acolhe cerca de 580 alunos do infantil 4 ao 9º ano. Estudantes da zona rural, que frequentam a unidade, muitas vezes madrugam para pegar o ônibus do transporte escolar, numa das oito rotas que dão acesso à unidade.
Um parêntese: foi o então vereador Issac Carvalhedo, que estava também presente no evento, que deu nome à escola de Inácio Sardinha Lisboa.
No seu discurso, o prefeito Márcio Corrêa lembrou que desde que assumiu o cargo, tem enfrentado todo tipo de problema: a dívida considerada por ele astronômica, por conta de juros exorbitantes, até o desmonte de algumas escolas nas quais, conforme também lembrou, se servia “peta e chá de canela”.
“É uma guerra todo dia”, ressaltou o chefe do Executivo, reforçando, entretanto, que seu mandato terá como prioridades a educação, a saúde e, também, o pagamento em dia dos servidores.
Claro que, outros setores devem ter atenção, mas essas serão as prioridades das prioridades.
Uma nova escola
A Escola Inácio Sardinha de Lisboa foi totalmente reformada e reestruturada. Foram construídas uma nova área administrativa, sala de professores, biblioteca, banheiros com acessibilidade e mais salas de aula. Além disso, claro, uma nova cozinha.
Merenda Nota 10
A nova cozinha, diga-se de passagem, foi o marco simbólico para uma outra entrega do dia: o lançamento do programa Merenda Nota 10.
Conforme destacou Márcio Corrêa, algumas unidades terão até quatro refeições diárias, com qualidade, balanceadas e acompanhadas por uma equipe de nutricionistas. O “time” de merendeiras também deverá ser reforçado.
O que se tinha para levar “peta e canela” para a merenda, ressaltou o prefeito, agora terá uma mudança para dar mais dignidade às crianças, que precisam de uma alimentação boa para terem melhor desempenho escolar.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.