Eduardo Alves de Rezende, 47 anos, conta como superou os desafios e se tornou um dos maiores comerciantes de veículos da cidade, com uma loja que vende cerca de 100 carros por mês.
A história de Eduardo Alves de Rezende, proprietário da Eduardo Veículos, uma das maiores lojas de carros de Anápolis, começa em Abadiânia Velha, onde ele nasceu e cresceu. Lá, ele descobriu a sua paixão por vendas, vendendo geladinho na rua. “Eu era o melhor vendedor de geladinho em Abadiânia Velha. Dos 8 aos 15 anos já era considerado o melhor”, lembra com orgulho.
Eduardo mudou-se para Anápolis em 1995 e começou a trabalhar como lavador de carros para o seu irmão. Foi aí que surgiu o seu interesse por carros. “Eu via os carros, via as pessoas comprando, vendendo, negociando, e aí começou a paixão”, ele diz. Em 2007, teve a grande oportunidade da sua vida: montar uma loja de carros com o seu sogro. Foram 15 anos de parceria, até que, em 2021, decidiu abrir o seu próprio negócio: a Eduardo Veículos, “a loja que mais cresce em Anápolis e provavelmente no Brasil”.
A trajetória de Eduardo Veículos
Eduardo conta que o seu diferencial é a forma como trabalha, sendo autêntico, verdadeiro e conquistando a confiança e a credibilidade dos seus clientes. Ele vende carros de todos os tipos, desde os mais populares até os mais luxuosos, com preços que variam de 40 a 800 mil reais. A loja tem um estoque de cerca de 140 carros, sendo alguns próprios e outros em consignação.
Seu público é diversificado, desde jovens até idosos, casados ou solteiros. Vende carros zero quilômetro, nacionais e importados, e oferece 90 dias de garantia, que é o padrão de loja. “Essa garantia, graças a Deus, não atrapalha, ao contrário, influencia muito na questão da venda, porque as pessoas confiam no meu trabalho”, afirma.
Em 2021, quando começou a loja Eduardo Veículos, ocorreu a grande virada de chave da sua vida, pois conseguiu se tornar referência em veículos em Anápolis. Ele diz que, no início, a sua média de vendas era de 50 a 60 carros por mês, mas que, em 2023, conseguiu manter as vendas em três dígitos, em torno de 100 carros por mês, o que é uma média considerada muito boa para o seu segmento.
A equipe
Eduardo diz que procura passar para os seus colaboradores a forma correta de atender o cliente, de trabalhar. Faz metas mensais, semanais e até diárias, e realiza reuniões toda semana, com todo o quadro de funcionários, o que ajuda a atingir as metas. Em 2021, em sua primeira reunião, disse a eles que a empresa ia crescer em um ano, o que geralmente outra levaria 10 anos. Levou dois anos para atingir esse objetivo. “Empreendedor tem que mirar alto. Considerei uma grande vitória, mesmo levando o dobro do tempo”, relembra.
Atualmente, Eduardo está com 14 funcionários, muitos desde o início da loja. Ele diz que pretende chegar ao final do ano com 15 pelo menos, e que, no ano que vem, se Deus quiser, 17. Questionado sobre seus defeitos e qualidades como líder da equipe, o empresário considera o foco como seu grande trunfo, pois tenta se concentrar ao máximo quando está em trabalho. “Já trabalhei em uma instituição bancária e eu aprendi aquela rotina, que tem que ser constante, focada”, ele diz. Já o defeito é a exigência. “Sou muito exigente mesmo, gosto das coisas bem feitas, porque o trabalho de você fazer mal feito e bem feito é o mesmo, então eu procuro sempre fazer bem feito. E não vou corrigir esse defeito não”, afirma.
Rotina e a Inspiração
Eduardo diz que geralmente costuma acordar entre 5 e meia a 6 horas e chegar na empresa em torno de 7 horas e sair da empresa por volta de 6 e meia a 7 horas todos os dias e aos sábados geralmente começa também a 7 e meia e o normal entre uma duas horas da tarde. Costuma ir à academia entre duas a três vezes por semana e fazer caminhadas para “dar uma relaxada”. Como Inspiração, aponta a família. Inclusive, foi a esposa quem teve a ideia do nome da loja. “O nome realmente deu certo, está cada dia mais forte, e que Deus possa lhe conceder a graça de cada dia ser mais forte ainda”.
Também teve a sua mãe como referência no seu trabalho, e que ela sempre o ensinou a valorizar o pouco para quando tivesse muito, pudesse dar o valor devido. “Quem veio de baixo tem essa garra e devo isso à ela”, declara.
O mercado de carros em Anápolis
O mercado de carros em Anápolis é muito concorrido, sempre foi, mas Eduardo tem um ponto de vista diferente. “Gosto de me comparar apenas com quem está no topo. Assim, a concorrência é menor, porque são só cinco as melhores, entre as mais de 150 lojas. Estou entre os cinco e tenho objetivo de ser líder”, resume. Sobre os carros, o profissional afirma que o mais vendido é o Corolla, mas que os um SUVs estão em alta. No segmento de caminhonete, a Hilux se destaca como uma das caminhonetes mais vendidas. Mas a Ram, a Ranger e a Frontier estão tomando essa liderança.
Para facilitar o máximo para os seus clientes, oferece as melhores condições de pagamento, financiamento e troca. “Sempre procurei facilitar o máximo para fazer uma negociação. Vendo parcelado, vendo a vista, faço troca em um carro mais caro, em um carro mais barato, trabalho com carro nacional e importado, facilito a entrada no cartão de crédito o financiamento e assim por diante”, ele diz.
Planos para o futuro
Eduardo diz que seus planos para o futuro são de ter a empresa cada dia mais organizada, tendo cada pessoa em sua função, sabendo que tem que ser feito e que está abrindo outro espaço de frente à sua loja. “Estou abrindo outro espaço de frente à minha loja. Se Deus quiser, em janeiro já vai ser inaugurado e com certeza vai ser o maior espaço, o maior estoque de carros da nossa região, provavelmente no estado de Goiás”, garante.
“Considero que vender carros – continua Eduardo – é muito mais fácil do que vender geladinho. E, se eu era referência em venda de geladinho, com certeza eu serei referência na venda de carro. Não ser cópia, mas sim referência. O meu lema é: Eduardo Veículos, a sua melhor escolha. Esse slogan resume o meu propósito, que é oferecer aos meus clientes a melhor opção de compra, com qualidade, segurança e satisfação”, conclui.
A loja Eduardo Veículos fica na Avenida Brasil Sul, 4.122, Setor Sul Jamil Miguel, pouco acima da Avenida José Sarney, via de acesso ao Ceasa.
Empresário diversificou a sua atividade de vendas e, hoje, trabalha com vários tipos de veículos nacionais e importados