Cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter mais um dia de votação
As eleições municipais de 2024 prometem mobilizar a população brasileira, com 103 municípios, entre os 5.569 que participarão do pleito, potencialmente realizando um segundo turno para o cargo de prefeito. Essa etapa ocorrerá no dia 27 de outubro, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase, marcada para 6 de outubro. Além de prefeitos, os eleitores também votarão para vice-prefeitos e vereadores.
De acordo com a Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024, apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ter segundo turno para o cargo do executivo local. Assim, nas cidades com menos de 200 mil eleitores, o candidato que obtiver o maior número de votos válidos no primeiro turno será eleito. Isso implica que, em muitos locais, o resultado da eleição poderá ser definido já no dia 6.
Com exceção do Distrito Federal, todas as 26 capitais brasileiras poderão ter segundo turno. No entanto, o DF, que possui mais de 2,81 milhões de habitantes, não realizará eleições municipais. A Constituição de 1988 proíbe a divisão do Distrito Federal em municípios, conferindo-lhe uma estrutura política singular, com um governador e uma câmara legislativa composta por 24 deputados distritais.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que as 103 cidades que podem ter segundo turno somam, juntas, 60,5 milhões de eleitores, representando 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil conta com aproximadamente 155,9 milhões de pessoas aptas a votar neste ano. Entre as cidades com mais votantes, destacam-se São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com 9,3 milhões, 5 milhões e 1,9 milhão de eleitores, respectivamente.
As localidades com menor número de eleitores que poderão participar do segundo turno incluem Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ), com 200,7 mil, 201 mil e 201,6 mil eleitores, respectivamente. Em relação aos estados, São Paulo lidera com 30 cidades acima de 200 mil eleitores, seguido por Rio de Janeiro (11 municípios) e Minas Gerais (8 cidades).
Nos últimos quatro anos, nove cidades aumentaram seu eleitorado para 200 mil ou mais, como Camaçari (BA) e Foz do Iguaçu (PR). No entanto, algumas cidades, como Governador Valadares (MG), tiveram uma diminuição no número de eleitores, passando de 213 mil em 2020 para 198 mil em 2024.
Apenas duas mulheres são eleitas para prefeituras de capitais
Emília Corrêa e Adriane Lopes venceram a disputa neste domingo. As candidatas Emília Corrêa, eleita em Aracaju (SE) pelo PL,...