VERSÃO FLIP
terça-feira, 9 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 9 de dezembro, 2025
Contexto

Eleitores nem, nem; conversas e mais conversas e a expectativa da janela se abrir

de Claudius Brito
17 de fevereiro de 2024
em Contexto Político
Reading Time: 7 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

Em ano de eleição, as conversas se intensificam. É o que está ocorrendo, por exemplo, no PL, no PP e no PSD que buscam no diálogo o consenso sobre chapa majoritária para disputar a Prefeitura de Anápolis. E, muito se fala em polarização de esquerda e direita. Nas últimas eleições teve um grande contingente de eleitores que ficou naquela: nem um lado, nem outro. E, a grande expectativa é a janela para a troca de partidos.

Liberais a postos

O ruralista Randerson Aguiar comentou sobre a possibilidade de uma possível filiação do emedebista Márcio Corrêa para ser candidato da legenda à sucessão municipal. Enquanto secretário do Partido Liberal em Anápolis, ele disse não ter sido consultado ou tido nenhuma conversa a respeito.

E disse que pode até vir alguma definição de cima para baixo, mas, na sua avaliação, essa definição “não leva a base”. Randerson Aguiar coloca seu nome como pré-candidato à Prefeitura.

Além dele, também já se manifestaram como pré-candidato o vereador Hélio Araújo, que é suplente do senador Wilder Morais e presidente local do PL. Soma-se a esses três, ainda, o ex-deputado Major Vitor Hugo.

De forma que já se tem muitos liberais a postos para uma eventual candidatura. O que é um complicador para Márcio Corrêa.

Carta branca

O vereador Leandro Ribeiro (PP) retomou as suas atividades na Câmara Municipal, após passar uma temporada fazendo parte da equipe do governo de Ronaldo Caiado. Leandro reafirma e confirma seu nome como pré-candidato do partido com carta branca do presidente regional, Alexandre Baldy, inclusive, para tratar sobre eventuais composições como outras legendas.

Ele é o atual presidente do Progressistas em Anápolis, mas já ofereceu a posição para o presidente da Câmara, vereador Domingos Paula (PV), que está avaliando a possibilidade de trica de partido.

Dominguinhos, porém, só assumiria o PP no caso de o partido firmar um diretório municipal. Na forma atual, de Comissão Provisória, ele não estaria muito disposto a deixar o PV, onde está com o seu grupo político.

Nem, nem I

Até que ponto a polarização das eleições para Presidente, como ocorreu no pleito passado, em 2022, pode ocorrer e influenciar nas eleições desse ano, sobretudo, para Prefeito?

O processo eleitoral passado evidenciou de forma bem clara essa polarização Esquerda X Direita, ou vice-versa. E isso deu protagonismo a Lula (PT) e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorreu à eleição.

O resultado do 2º turno deu vitória a Lula com 60.345.999 votos (50,90% dos votos válidos) e 58.206.354 votos (49,10%). Ou seja, diferença de 2.139.645 votos (1,8%).

Nem, nem II

Foi uma disputa acirrada entre os dois concorrentes das duas matrizes ideológicas. Mas, a eleição teve abstenção de 32.200.558 (20,58%), número significativo, além dos votos brancos (1.769.678- 1,13%) e nulos (3.930.765- 2,51%).

Leia também: Projeto busca regulamentar tempo e outras exigências no atendimento dos Correios em Anápolis

Assim, para onde iria esse contingente eleitoral que não foi nem Lula e nem Bolsonaro, nem esquerda e nem direita, nas eleições municipais desse ano?

Ainda, há de se considerar que a pauta de uma eleição presidencial é bem diferente de uma eleição de prefeito. Mas, a polarização deve ocorrer. Resta se saber, em que grau para influenciar o voto nesta eleição específica.

Abre, janela!

Muitos políticos que vão concorrer nas eleições municipais desse ano, não vêm a hora de a janela partidária se abrir. Não só aqueles que são detentores de mandatos, como os atuais vereadores, que poderão trocar de partido sem correr risco de terem a perda do cargo, mas também os demais, já que essa acomodação será fundamental para a definição de chapas.

Neste momento, as pedras do tabuleiro político estão colocadas, mas de forma ainda desarranjada. Com a janela, elas começam a ser colocadas.

Nas convenções, elas serão confirmadas para o início do jogo político-eleitoral.

A troca de legenda na janela poderá acontecer no período de 7 de março a 5 de abril próximo. Assim, tem muita coisa para acontecer entre a sua abertura e o fechamento.

PSD: concorrência

O presidente estadual do PSD, senador Vanderlan Cardoso, fez o convite e o ex-prefeito João Gomes aceitou filiar-se à legenda.

Até aí nada anormal, não fosse a declaração dada por ele sobre uma possível aproximação com Antônio Gomide, do PT. João foi vice de Antônio Gomide nas duas eleições que o petista venceu em Anápolis e, inclusive, assumiu boa parte do último mandato, com a desistência de Gomide para ser candidato ao Governo de Goiás.

Ocorre que o PSD, hoje, já tem os nomes do suplente de senador Jader Melo e do vice-prefeito Márcio Cândido como pré-candidatos e o partido pretende estar na disputa da eleição majoritária. O próprio João Gomes filiou-se com essa possibilidade de, também, ser pré-candidato.

Boa criação

O plenário do Senado aprovou, recentemente, um projeto de lei que determina ao poder público incentivar a chamada parentalidade positiva como forma de prevenir a violência contra as crianças. O PL 2.861/2023, de autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), foi encaminhado à sanção presidencial.

O projeto define parentalidade positiva como o processo de criação dos filhos baseado no respeito, no acolhimento e na não violência. O texto confere ao Estado, à família e à sociedade o dever de promover o apoio emocional, a supervisão e a educação não violenta às crianças de até 12 anos de idade.

De acordo com o texto, o Estado, a família e a sociedade devem garantir o direito de brincar das crianças e promover ações de proteção da vida delas, de apoio emocional e de estímulo a sua autonomia e ao pleno desenvolvimento de suas capacidades neurológicas e cognitivas.

  • Leandro Ribeiro (PP) voltou à Câmara, assim, seu suplente, Américo (do mesmo partido), deixou a cadeira. Tem mais dois suplentes que devem também deixar a cadeira: João Feitosa, quando retornar Alex Martins, na representação do PP e Eli Rosa, quando retornar Wederson Lopes, na representação do PSC.
  • Fique de olho! A data-limite para estar filiado a um partido político a tempo de concorrer nas Eleições Municipais de 2024 é 6 de abril, ou seja, seis meses antes da votação.
  • E mais…6 de abril é também o prazo final para os futuros candidatos estarem com o domicílio eleitoral estabelecido na circunscrição onde pretendem concorrer.
  • Na semana que vem, as atividades da Câmara Municipal retornarão com as sessões plenárias. Serão seis para finalizar o calendário do mês de fevereiro.
  • Que coisa! No Brasil (em Anápolis não é diferente), acha-se um jeito de se politizar tudo. A bola da vez é a vacina da dengue. Não é que o debate não seja importante. O que não pode é partidarizar uma questão tão importante quanto a saúde.
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Disputa entre poderes e movimentações nos partidos

de Claudius Brito
5 de dezembro de 2025
0

A harmonia entre os poderes da República passa por abalos recentes. No PL, arestas estão sendo aparadas entre Michele Bolsonaro...

Contexto Político

Um histórico ruim de presidentes presos

de Claudius Brito
28 de novembro de 2025
0

Quatro mandatários, na história recente do país, foram presos: Lula, Michel Temer, Fernando Collor e Jair Bolsonaro. Um histórico ruim...

Contexto Político

PL, Câmara, emendas e bastidores da política

de Claudius Brito
21 de novembro de 2025
0

A sinalização do senador Wilder Morais (PL), de que deverá disputar a sucessão do governador Ronaldo Caiado deixa interrogações. Está...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Caravana da Coca-Cola ilumina Anápolis nesta quarta (03); confira o trajeto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tribunal de Justiça promove leilão com mais de 400 veículos, vários de luxo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Beyoncé aciona a Justiça contra o filme de Jair Bolsonaro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ninguém lidera e nem constrói sozinho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anel Viário do DAIA, novela comprida que está perto de acabar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui