VERSÃO FLIP
domingo, 22 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 22 de fevereiro, 2026
Contexto

Em 10 anos, frota de veículos em Anápolis aumentou em mais de 100 mil

de Claudius Brito
4 de março de 2022
em Trânsito
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
foto do trânsito de anápolis, com muitos veículos
Os dados oficial demonstram que falta muito pouco para chegar aos 300 mil. Mas, a quantidade em circulação já ultrapassa esse número

Falta muito pouco para a frota de veículos emplacados em Anápolis, ultrapassar a marca oficial de 300 mil. Nesta quinta-feira, 03/03, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), ligada ao Ministério da Infraestrutura, atualizou a sua base estatística e trouxe números para todo o país, da frota de veíuclos emplacados, com informações atualizadas de janeiro de 2022.

Em Anápolis, conforme o registro, a frota atual é de 299.572. Esse dado é referente aos veículos emplacados, mas a frota circulante, segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), já passou dos 300 mil.

Dados levantados pelo Jornal CONTEXTO junto à Senatran, apontam que em relação a janeiro de 2021, houve um aumento de 3,71% na frota geral de emplacados no Município, correspondendo a 10.711 veículos a mais nos últimos 12 meses.

Agora, comparando com a frota de 10 anos atrás, o aumento foi de 55,57%. Em janeiro de 2012, o número de emplacados era de 192.559. Em uma década, exatos 107.013 veículos a mais entraram na base estatística da frota local.

A partir do dia 7, UFG vai ampliar atividades presenciais

Os dados trazem informações sobre diversas categorias de veículos. Em termos nominais, a categoria que mais cresceu de 2012 a 2022 foi a de automóveis de passeio, com 53.737 emplacados a mais na compação. Em termos percentuais, o incremento foi de 56,16%.

Por outro lado, proporcionalmente, o maior crescimento foi da categoria de utilitários. Para se ter uma ideia, em 2012, havia apenas 648 veículos desse tipo emplacados no Município. Em janeiro último, esse número chegou a 5.925. No comparativo, um incremento de 814,35%.

Comparando janeiro de 2021 com janeiro do ano anterior, o crescimento de utilitários na frota local foi de 44%, com incremento no período de 1.822 veículos a mais.

A frota de motocicleta/motoneta chegou a 77.783 em janeiro desse ano, contra 75.729 em 2021, variação de 2,71%, representando 2.054 veículos nessa categoria a mais.

Em janeiro de 2012, havia 54.976 motocicletas/motonetas emplacadas no Município. Comparando com janeiro desse ano, houve um aumento de 41,48%, ou seja, 22.807 veículos dessa categoria a mais em uma década.

Outra categoria é a de caminhonete/camioneta, carrões que em geral são associados a pessoas do campo, mas que hoje caiu no gosto das pessoas que moral na zona urbana. Em janeiro último, o número de emplacados foi de 33.438. Em janeiro de 2021, o quantitativo foi de 31.945, um crescimento de 4,67%, representando 1.493 emplacados a mais nessa categoria.

Agora comparando com 2012, tem-se que o aumento da frota de caminhonete/camioneta foi de 77,16%, com incremento de 14.564 veículos. Número, também, considerável.

Tem, ainda, a categoria caminhão/caminhão trator. Em janeiro último, a frota era de 13.685, contra 13.391 de janeiro de 2021, um acréscimo de 1,67% e, nominalmente, 224 veículos a mais nessa categoria. No comparativo com 2012, o crescimento foi de 14,56%, com incremento de 1.731 emplacados.

Na contramão, a categoria ônibus/microonibus teve uma variação negativa na comparação da frota de janeiro de 2022 (2.195) com a de janeiro 2021 (2.201), uma queda de 0,27%. Seis emplacados a menos, apenas. Porém, em relação a 2012, houve um aumento de 19,68%, com incremento de 361 emplacados nessa categoria.

Mobilidade Urbana

Recentemente, a CMTT anunciou que encontra-se em fase adiantada a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Anápolis.

Esse plano, diga-se de passagem, não tem haver apenas com o quantitivo de veículos em circulação. Ele é um conjunto de políticas públicas que serão disponibilizadas para que o trânsito tenha um planejamento mais adequado com a realidade da frota. Envolve a questão de estacionamento, a realidade dos pedestres, das pessoas com mobilidade reduzida, o transporte público e outras questões que envolvem a movimentação de veículos e pessoas.

A ferramenta, portanto, irá nortear toda a política de mobilidade urbana de Anápolis, num período de 5 a 10 anos, sinalizando quais as áreas que vão requerer um maior aporte em investimentos.

No momento, está sendo realizada a fase de diagnóstico, para o levantamento de todas as informações que o plano requer na sua formatação.

Finalizada a parte diagnóstica, o plano segue para uma nova fase que é a de elaboração dos projetos para a execução das propostas.

Na fase de execução, a opinião pública será consultada por meio de audiências e oficinas para que a população possa contribuir de maneira direta no desenvolvimento do planejamento. O prazo para a conclusão e entrega do documento finaliza em proximadamente seis meses, segundo informações da Prefeitura.

FROTA DE VEÍCULOS – ANÁPOLIS – JANEIRO- 2022

  • Total- 299.572
  • Automóvel- 149.429
  • Caminhão/Caminhão trator- 13.685
  • Caminhonete/Camioneta- 33.438
  • Motocicleta/Motoneta- 77.783
  • Ônibus/Microônibus- 2.195
  • Reboque/Semi-reboque- 16.019
  • Utilitário- 5.925
  • Outros- 1.098

FROTA DE VEÍCULOS – ANÁPOLIS – JANEIRO- 2021

  • Total- 288.861
  • Automóvel- 145.430
  • Caminhão/Caminhão trator- 13.391
  • Caminhonete/Camioneta- 31.945
  • Motocicleta/Motoneta- 75.729
  • Ônibus/Microônibus- 2.201
  • Reboque/Semi-reboque- 14.916
  • Utilitário- 4.103
  • Outros- 1.146

FROTA DE VEÍCULOS – ANÁPOLIS – JANEIRO- 2012

  • Total- 192.559
  • Automóvel- 95.692
  • Caminhão/Caminhão trator- 11.884
  • Caminhonete/Camioneta- 18.874
  • Motocicleta/Motoneta- 54.976
  • Ônibus/Microônibus- 1.834
  • Reboque/Semi-reboque- 8.114
  • Utilitário- 648
  • Outros- 537
Rótulos: 100 milanápoliscapacarrosdez anosfrotaMobilidade Urbanamotocicletasmotostrânsitoveículos

Mais Artigos

CMTT Anápolis- Prefeitura- Divulgação

CMTT institui um “Refis” para débitos de multas. Veja como vai funcionar!

de Claudius Brito
10 de fevereiro de 2026
0

Quem possui débitos decorrentes de autos de infração de trânsito aplicados no âmbito do Município de Anápolis, terá oportunidade de...

Frota- Anápolis- Contexto

Frota de Anápolis cresceu 20,6% e ganhou mais de 57 mil veículos em cinco anos

de Claudius Brito
30 de janeiro de 2026
0

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) divulgou os dados da frota de veículos emplacados nos municípios brasileiros no ano de...

Baliza- Prova de Direção Veicular- Imagem de Reprodução

Baliza e rampa deixam de ser exigidos na prova para a CNH, anuncia Detran-GO

de Redação
28 de janeiro de 2026
0

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) facilitou a prova prática de direção veicular à Resolução 1.020/2025 do Conselho...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Ilustrativa/Reprodução

    Programa federal destina 100 casas à zona rural de Anápolis; inscrições estão abertas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Justiça em Anápolis aplica “Maria da Penha” e concede proteção a homem após fim de relação

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Performance no Goianão garante à Anapolina calendário nacional para 2027

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mpox: conheça os sinais e sintomas e como se pega a doença

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Inscrições para seleção de Analistas de Esporte em Anápolis encerram no dia 20

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui