Em 2021, 42 brasileiros ingressaram na lista de bilionários da revista Forbes, especializada em negócios e economia, totalizando 315 super-ricos no país. Dentre eles, destaque para o goiano Otávio Lage de Siqueira Filho, conhecido como Otavinho, de 65 anos e com patrimônio estimado em R$ 1,16 bilhão.
Natural de Goianésia, o empresário é um dos principais acionistas da empresa Jalles Machado, com foco na produção de açúcar e etanol. A entrada de Otavinho para a seleta lista se deve, e muito, ao lançamento das ações da companhia na bolsa de valores. Só o movimento gerou mais de R$ 500 milhões para a oferta primária e tornou o goiano bilionário.
Otávio Filho é formado em engenharia e é o atual diretor executivo, ou CEO, da empresa, que foi fundada em 1980 por seu pai, o ex-governador de Goiás, Otávio Lage de Siqueira. Otavinho também deu alguns passos na política, sendo prefeito de Goianésia entre 2001 e 2008.
Bairros da região Sul de Anápolis sem água. Saiba quais
A Jalles Machado teve sua fundação em parceria com fazendeiros da região. Em seu início, durante a crise do petróleo, a empresa era uma destilaria de álcool e só passou a produzir açúcar em 1993, com a marca Itajá.
A lista de bilionários brasileiros segue os critérios da Forbes norte-americana, tendo a participação em empresas listadas em bolsas de valores como principal fonte de informação. A data de corte da apuração do patrimônio foi o fechamento do primeiro semestre de 2021, ou seja, 30 de junho.