Uma noite para ficar na história. Na terça-feira, 07/08, Anápolis recebeu a presença de três governadores: Antônio (Denarium) Olivério Garcia de Almeida, de Roraima; Mauro Mendes Ferreira, de Mato Grosso e Ronaldo Caiado, de Goiás. Já seria suficiente. Mas, acrescenta-se a isso o fato de os três mandatários estaduais serem naturais do Município. O próprio Ronaldo Caiado brincou com a coincidência, dizendo que não havia ainda consultado o Guinness Book (Livro dos Recordes), mas disse ter certeza de que se trata de um fato ímpar, único, três nascidos em uma mesma cidade estarem exercendo o cargo de governador num mesmo período.
Antônio Denaium e Mauro Mendes foram homenageados pela Câmara de Vereadores, com o Título de Cidadão Benemérito de Anápolis. A iniciativa partiu do vereador Lisieux Borges e do ex-Vereador Pastor Wilmar Silvestre. O Governador Ronaldo Caiado já havia recebido o título, em 2015, através de iniciativa do ex-vereador Gleimo Martins. Mas, devido ao encontro inédito e histórico, o Presidente da Casa, Leandro Ribeiro, com o apoio de seus pares, solicitou que fosse confeccionado um novo título para marcar a data. A entrega aconteceu diante de um plenário lotado de autoridades, familiares e amigos dos homenageados. Entre os presentes, o Prefeito Roberto Naves; os senadores Mecias de Jesus (RR) e Vanderlan Cardoso (GO); os deputados estaduais Amilton Filho e Coronel Adailton; vários vereadores; secretários municipais; lideranças classistas; dentre outras representações.
O trecho do discurso mais aplaudido, entretanto, foi o que Denarium citou a escalação completa do time de 82 da Associação Atlética Anapolina, na Taça de Prata. Ele disse que ia frequentemente aos jogos da Xata, comprava ingressos e vendia no câmbio; depois revendia e, assim, garantia “a sobra para o espetinho e o dinheiro do ônibus para voltar para casa”, brincou.
Mato Grosso

Após receber a honraria, o Governador matogrossense, Mauro Mendes, fez um discurso emocionado, registrando detalhes de sua infância em Anápolis, cidade que deixou aos 16 anos de idade. Ele lembrou que foi criado na região do Bairro Maracanã e num pequeno sítio em Pau Terra (Distrito de Interlândia). Quando criança, engraxava sapatos nas proximidades da Praça Oeste, onde havia uma discoteca. “Lá eu via o Amado Batista [cantor e compositor] ir promover os seus discos”, descreveu.
Mauro Mendes também lamentou ter perdido os pais, que o viram perder duas eleições: para Prefeito de Cuiabá e para o Governo do Mato Grosso. “Mas, onde quer que eles estejam, eles viram minhas duas vitórias para a Prefeitura e para o Governo do Estado”, salientou, narrando que saiu de Anápolis para o Mato Grosso, onde cursou Engenharia Elétrica. No Estado vizinho, iniciou sua vida profissional. Fundou a empresa Bimetal, fabricante de torres de telecomunicações e o Grupo Bipar, que atua nos setores elétrico, metalmecânico e de telecomunicações.
No ano de 2008, Mauro Mendes disputou a Prefeitura de Cuiabá, porém, não logrou êxito. Em 2010, disputou o cargo der Governador, mas também não foi eleito. Na eleição de 2012, voltou a concorrer à Prefeitura e venceu o pleito, exercendo mandato no período de 2013 a 2016. Na eleição de 2018, elegeu-se Governador, no primeiro turno, com 58,7% dos votos válidos.
Mauro Mendes Ferreira, 55 anos de idade, é filho de Antônio Mendes e Abadia Sena; casado com Virgínia Mendes e pai de três filhos: Ana Carolinne, Luiz Antônio e Maria Luiza.
Roraima

O Governador de Roraima, Antônio Denarium, quase sem voz, também fez um discurso emocionado e pontuado por lembranças de sua infância e juventude em Anápolis. Ele contou que morou em dois locais: na Rua Benjamim Constante e na Avenida Goiás com a Amazonas, onde era vizinho do Vereador Lisieux Borges. De origem humilde, ele contou que começou a trabalhar cedo, aos 10 anos de idade. Aos 18 anos, trabalhava no Banco Bamerindus. Em 89, chegou ao cargo de gerente, sendo o mais jovem do Brasil a ocupar a função na instituição financeira. Denarium narrou que estava na agência de Barreiras, na Bahia, quando foi convidado pelo presidente do Banco, José Eduardo Andrade Vieira, na época Ministro da Agricultura, para ir trabalhar em Roraima. “Eu tinha três dias para decidir, mas no mesmo dia que cheguei, já decidi que era ali [em Roraima] que queria ficar”, destacou, acrescentando que ficou como gerente de banco até o ano 2000, a partir daí ele fixou residência, constituiu família e fundou a Denarium Fomento Mercantil. Oriundo da “roça”, como ele mesmo disse, logo comprou uma terra e começou a plantar soja. Atuou também no setor imobiliário e, atualmente, é sócio-proprietário do Frigo 10, o maior frigorífico de Roraima.
Antonio Denarium é filho de Valdivina e Olivério Almeida; casado com Simone e pai de três filhos: Carolina, Gabriel e João Antônio.
Goiás

O Governador Ronaldo Caiado descreveu o encontro na Câmara Municipal como um momento histórico e de “grande emoção, por vermos aqui anapolinos que chegaram aonde chegaram e dividir este momento com os anapolinos”.
“Os estados governados por anapolinos e goianos não vão se decepcionar”, enfatizou Caiado, observando que dificilmente haverá um momento como este. Conforme enfatizou, uma das características do anapolino é o orgulho de levar o nome da cidade para onde quer que foram e, conforme disse, não é diferente com ele e os seus colegas governadores.
Discursos
“Em nome da população, que dizer que Anápolis se orgulha de ter três filhos dessa terra como heróis e liderando as mudanças do País”, ressaltou o Prefeito Roberto Naves. O Vereador Leandro Ribeiro, Presidente da Mesa Diretora da Câmara, destacou o momento histórico proporcionado pelo Poder Legislativo. “Vai entrar para a história”, frisou. O Vereador Lisieux Borges falou sobre a emoção de ter proporcionado a homenagem ao Governador e amigo pessoal, Antônio Denarium, e ao Governador Mauro Mendes. Também os senadores Vanderlan Cardoso e Mecias de Jesus usaram a tribuna para parabenizar os homenageados e a iniciativa do encontro. (Fotos: Assessoria da Câmara Municipal/Ismael Vieira)



