Encorajamento é o ato de dar apoio, confiança e estímulo. É como um vento a favor que impulsiona alguém a seguir em frente, acreditar em si mesmo e alcançar seus objetivos. Por isso, o encorajamento desempenha papel fundamental em nossas vidas.
É mais fácil pensar que precisamos de pessoas para nos encorajar, mas nos esquecemos que também precisamos ser agentes de encorajamento e há diversas formas de fazê-lo. Pode ser por meio de elogios sinceros, de palavras de apoio, amizade ou mesmo demonstrando que estamos ao lado, independentemente do que possa acontecer. O escritor americano Mark Twain afirmou: “Posso viver bem por dois meses quando recebo um elogio sincero.”
No dia 18 de agosto de 2004, na Maratona Olímpica de Atenas, o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a corrida, mas, no percurso, foi atrapalhado pelo ex-padre irlandês Neil Horan – que invadiu a pista e agrediu nosso atleta.
Vanderlei ficou confuso e perdeu um tempo precioso quando Polyvios Kossivas, um espectador grego, entrou na pista e ajudou Vanderlei a se desvencilhar do agressor para voltar à prova. Apesar do incidente, o atleta brasileiro terminou a corrida em terceiro lugar e recebeu, por sua atitude esportiva, a Medalha Pierre de Coubertin – honraria concedida a atletas que demonstram o verdadeiro espírito olímpico.
A atitude de Kossivas foi um ótimo exemplo de fair play e espírito esportivo. Sua ação rápida e corajosa evitou que Vanderlei fosse desclassificado e permitiu que o brasileiro continuasse competindo. Polyvios Kossivas também foi homenageado por sua atitude e reconhecido como um herói do esporte.
A história desse incidente se tornou um dos momentos mais memoráveis das Olimpíadas porque mostrou a importância do apoio e encorajamento na hora exata, bem como o alto valor do fair play no esporte. Kossivas faleceu em 2023, deixando um legado aos que se aproximam para encorajar os outros a não desistirem, a continuarem suas corridas. Sua história será sempre lembrada e servirá de inspiração para demonstrar como o apoio e o encorajamento na hora certa podem ser decisivos e fundamentais.
Para cada pensamento negativo que dizemos a nós mesmos, Deus tem uma resposta positiva para nós. Quando dizemos é impossível, Deus afirma: “Para mim não haverá impossíveis. “Quando dizemos: “Estamos cansados!”, Deus afirma: “Eu lhes darei descanso.” Quando afirmamos: “Não posso ir adiante!”, Deus afirma: “Minha Graça é suficiente!” Quando dizemos: “Não sei que direção seguir”, ele afirma: “Eu vou dirigir seus passos.” Quando dizemos: “Não posso me perdoar”, Ele nos diz: “Eu perdoarei você!”. Não é sem razão que o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, é chamada de consolador ou encorajador.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Influenciadores suspeitos de ensinar importação ilegal e causar prejuízo milionário