O sofrimento humano existe e é real. E Deus não acha que nossos temores, crises e dores são simplórios, tolos ou desprezíveis. Do alto de Sua soberania, Deus importa-se conosco. Nenhum de Seus filhos sofre sem que o Senhor sofra com eles e por eles. Mesmo que estejamos passando por momentos de tribulação, os olhos do Senhor estão fixos em nós, Seus ouvidos, atentos ao nosso clamor, e Suas mãos, estendidas para nos socorrer. Deus não nos deixa sozinhos e esta é uma verdade incontestável.
Deus está ao nosso lado em todos os momentos, sejam eles felizes ou tristes, e Seu desejo é que entreguemos nossa vida e nossos problemas a Ele. Embora esteja envolvido e compartilhando de nossa dor, Deus não quer que fixemos nossa atenção no sofrimento e no quanto tal situação aflige-nos. Deus quer que coloquemos o nosso foco n’Ele, em Sua maravilhosa graça e infinita misericórdia que nos sustenta e ajuda-nos a superar as crises e, assim, sermos mais que vencedores.
Exportações por Anápolis têm o melhor janeiro desde 2011
A certeza de que Deus está conosco é o grande diferencial entre o sofrimento do cristão e daqueles que ainda não têm a salvação. Sabemos que, apesar de nossos pecados, falhas e fraquezas, Deus guiar-nos-á através dos vales de sombra e de morte. Ninguém, absolutamente ninguém, está isento de passar pelas dificuldades da vida, seja através da perda de uma pessoa amada, do desemprego, de uma doença incurável, de uma separação, da traição de um grande amigo ou de incertezas quanto ao futuro, entre tantas outras dificuldades. Tudo isso provocará muita lágrima porque somos humanos. Em Eclesiastes 3:4, o Senhor afirma que “há tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria”.
Passar por momentos de provação e sermos aperfeiçoados e aprovados, depende, única e exclusivamente da forma com que encaramos nossos problemas. Pode parecer uma grande hipocrisia, mas sofrer com Deus é completamente diferente de sofrer sem Ele, sem poder contar com o refrigério que Ele promete-nos e dá-nos em cada situação.
O Salmo 23 exemplifica de maneira ímpar a presença do Senhor nos momentos de angústia de Seus filhos. Como diz o Salmo, é Ele quem me faz repousar. É Ele quem me guia. É Ele quem refrigera a minha alma e unge a minha cabeça. É Ele quem está comigo hoje e com quem estarei para todo o sempre. Max Lucado diz em um de seus livros: “Deus é uma âncora em cada tempestade e você tem tudo o que precisa. E quem é que pode tirá-la de você? Pode a leucemia infectar a sua salvação? Pode a bancarrota empobrecer as sua orações? Um tornado pode levar-lhe a casa terrena, mas tocaria ele o seu lar celestial?”